Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

segunda-feira, 10 de junho de 2019

ASSENTO NO ORIENTE

ASSENTO NO ORIENTE
(republicação)

EM 27.09.2014 o Respeitável Irmão Irivaldo José, Loja Deus e Amor, 21, REAA, Grande Loja do Estado da Bahia, Oriente de Santo Antonio de Jesus, Estado da Bahia, se referindo a uma resposta publicada no JB NEWS 1.474 que comentava os que têm assento no Oriente, solicita ainda mais dois esclarecimentos: 
irivaldojose@hotmail.com 

Assento no Oriente: 

Gostaria de acrescentar mais 2 questionamentos: 

1 - Poderá um Companheiro Maçom assumir o cargo de Orador, de Secretário ou outro qualquer no Oriente? Como também, cargos de Tesoureiro, Chanceler, 1º Experto, Hospitaleiro, Mestre de Cerimonias, Guarda do Templo, mesmo estes sendo no Ocidente? 

2 - Poderá um Aprendiz Maçom sentar-se na Câmara do Meio ou assumir cargos destinados apenas a Mestres Maçons?

Considerações:

1 – Conforme eu tenho exaustivamente comentado, o Oriente da Loja (aberta) é privativo apenas de Mestres Maçons. A questão de ocupação do quadrante oriental é iniciática (fim da escalada).Também é consuetudinário na Moderna Maçonaria que cargo em Loja, seja ele no Oriente ou no Ocidente somente é ocupado por Mestre Maçom. Isso inclui inclusive, o das Dignidades do Orador e do Secretário. Assim, se o direito é apenas dos Mestres, obviamente que não assumem nem Aprendizes e nem Companheiros.

2 – Na questão não é o caso de “cargos destinados apenas a Mestres Maçons”. Isso me parece ser redundante já que qualquer cargo é privativo do Mestre. Repetindo: Aprendizes e Companheiros não assumem nenhum cargo em Loja.

Na parte da questão que envolve o título Câmara do Meio, eu não entendi bem essa menção relacionada ao Aprendiz, até porque a Câmara do Meio é o mesmo que uma Sessão aberta no Terceiro Grau (Sessão de Mestre).

Assim, obviamente que nem Aprendizes e nem Companheiros poderiam ingressar em Loja aberta no Grau Três e, por extensão, muito menos assumiriam cargos.

Não sei se é esse o caso, mas me parece que aqui há um mistifório. Ao que me parece, o equívoco está em se imaginar que em qualquer Sessão maçônica o espaço da Loja situado no centro, ou meio do recinto é o mesmo que Câmara do Meio.

Se for esse o caso, essa definição está completamente contaminada pelo engano. Câmara do Meio é a Loja de Mestre (aberta no 3º Grau) não o espaço que corresponde o meio no Ocidente entre as Colunas do Norte e do Sul.

Concluindo: infelizmente eu sei que ainda existem rituais em vigência que anacronicamente mencionam ocupação de cargos em Loja por Aprendizes e Companheiros. Sem querer me insuflar contra os mesmos, pelo menos me cabe comentar que, se for esse o caso, os ditos estão meritoriamente ultrapassados.

T.F.A.
PEDRO JUK – jukirm@hotmail.com
Fonte: JB News – Informativo nr. 1.596 - Florianópolis (SC) – terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário