Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

terça-feira, 24 de dezembro de 2019

APAGAR DAS LUZES LITÚRGICAS

Em 04/10/2019 o Respeitável Irmão Rony Silvio, Loja Estrella da Syria, 0751, REAA, GOB-SP, Oriente de São Paulo, Estado de São Paulo, solicita o seguinte esclarecimento:

APAGAR DAS LUZES LITÚRGICAS

Fazendo uma orientação em sessão de Mestre, notei que na página 85 do ritual de Mestre, ao apagar das luzes no fechamento, na orientação em azul não está especificando a sequência do apagar das luzes como se faz no grau de Aprendiz, ou seja, na sequência inversa à abertura. Diz o seguinte: "O Respeitab∴Mestre e os VVenerab∴VVig∴ apagam suas luzes; sendo velas, o M∴de CCer∴ as apagará", deixando a dúvida e o entendimento que, não se usa sequência ao apagar as luzes no grau 3. Por este motivo peço a ajudar do irmão para esclarecer essa dúvida.

CONSIDERAÇÕES:

A sequência do apagar das Luzes litúrgicas no Grau de Mestre do REAA é a mesma dos dois outros Graus anteriores, isto é, na ordem inversa à do acendimento. Por deficiência do Ritual do 3º Grau no explicativo pertinente faltou mencionar que essa ordem é "inversa a da abertura".

A despeito de todas essas celeumas por ausência de explicações, é bom que se diga que a ordem de acendimento e apagar dessas Luzes nada tem de iniciático, senão a de trazer padronização. 

Nesse sentido, as Luzes litúrgicas se acendem na ordem hierárquica das Luzes da Loja (Venerável Mestre, 1º e 2º Vigilantes, enquanto que se apagam na ordem de hierarquia inversa (2º Vigilante, 1º Vigilante e Venerável Mestre. 

Cabe destacar que no REAA as Luzes litúrgicas pertinentes aos graus simbólicos advertem que quanto maior for o número de luzes acesas, maior é o esclarecimento do homem iniciado. Assim, não há cerimônia de acendimento com o fito de levar Luz a esse ou aquele quadrante da Loja, mas de representar a inteligência pelo preparo do Obreiro.

De resto, a ordem do acender e apagar dessas Luzes tem apenas o caráter de padronizar esse ato ritualístico. Cerimonial de levar Luz aos quadrantes do Templo é prática de outro Rito, não do REAA.

Na questão de o Ritual de Mestre não trazer a orientação apropriada, tal como ocorre nos dois outros Graus, o Sistema de Orientação Ritualística pertinente ao 3º Grau que irá para a plataforma do GOB RITUALÍSTICA - http://ritualistica.gob.org.br/ em março próximo vindouro trará essa orientação bem definida.

T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: pedro-juk.blogspot.com.br - 22/12/2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário