Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

quinta-feira, 12 de dezembro de 2019

CIRCULAÇÃO E COLETA DO ÓBOLO DE UM RETIRANTE

Em 12/09/2019 o Respeitável Irmão Ricardo Pinto, Loja Obreiros da Arte Real, 3.232, REAA, GOB-MG, Oriente de Curvelo, Estado de Minas Gerais, solicita as seguintes informações:

CIRCULAÇÃO E COLETA DO ÓBOLO DE UM RETIRANTE

Gostaria de 2 esclarecimentos sobre situações durante a Ritualística em Loja.

1º - Ocorreu no momento em que o Hospitaleiro estava fazendo a sua circulação colhendo o TRONCO DE BENEFICÊNCIA. O Orador me chamou para entregar um papel para entregar ao 1º Vigilante.

Eu poderia circular simultaneamente na Loja com o Hospitaleiro ou teria que esperar ele fazer toda a circulação para depois me levantar e atender ao Orador?

2° - Durante a retirada permanente de um Irmão da Loja, onde o Tronco de Beneficência ainda não foi circulado o Irmão deve se postar entre colunas, fazer a saudação às LUZES e colocar o valor no tronco.

Pois bem.

Nessa situação o Hospitaleiro deve se levantar e ir entre colunas colher o TRONCO do irmão ou o irmão deve ir ao hospitaleiro?

CONSIDERAÇÕES:

Durante o giro - o Orador deveria esperar a conclusão da coleta para chamar o Mestre de Cerimônias. Não é recomendável o trânsito de outro obreiro durante a circulação para coleta. Assim, se o Orador, por exemplo, não observar essa peculiaridade e fizer o chamando, então o Mestre de Cerimônias deve aguardar a conclusão do giro da bolsa para só depois atender ao chamado. 
Retirada definitiva – quando um obreiro precisar se retirar em definitivo, antes que a bolsa do Tronco tenha feito o giro, o retirante, conduzido pelo Mestre de Cerimônias (portando seu bastão) vai até o lugar do Hospitaleiro e deposita o seu óbolo. Nessa oportunidade o Hospitaleiro se coloca em pé segurando a bolsa na forma de costume. Ato consumado, o retirante, conduzido pelo Mestre de Cerimônias se desloca para a saída. Próximo à porta, volta-se para o Oriente, saúda as Luzes e se retira em seguida. 

Reitero, o Hospitaleiro não vai até a porta. Nesse caso, para receber o óbolo ele aguarda no seu lugar. 

O óbolo deixado pelo retirante permanece na bolsa até que, somado aos outros, o produto seja conferido.

T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: pedro-juk.blogspot.com.br - 10/12/2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário