O QUE SIGNIFICA A EXPRESSÃO DE PÉ E A ORDEM?
Ir∴ Almir Sant’Anna Cruz
A expressão é utilizada em duas distintas situações: (1) Na liturgia das sessões maçônicas; e (2) Fora das Lojas.
(1) Em Loja, estar de “pé e à ordem” significa estar em pé, com os pés em esquadria e fazendo o sinal de ordem, que varia conforme o grau em que a Loja estiver trabalhando.
A primeira vez em que a expressão é usada na ritualística é para verificar se todos os presentes na sessão são Maçons, ou seja, uma confirmação da condição de Maçom e, no caso de sessões nos graus 2 e 3, também uma confirmação de que os presentes estão habilitados para assisti-la.
Depois, diversas vezes o Venerável ordena que todos fiquem “de pé e à ordem”, ai, segundo Mackey em seu Grande Dicionário (tradução livre):
“o homem justo é aquele que, plantando firmemente os seus pés sobre os princípios do Direito e tão imóvel quanto uma rocha, não pode, por isso, ser afastado de sua posição ereta nem pelas seduções da lisonja, nem pelas carrancas do poder arbitrário. E, assim, esta palavra sugere ao Maçom algumas instruções relacionadas com a Virtude e a Justiça”.
(2) fora da Loja, a expressão passou a ser empregada quando um Maçom, se dirigindo a outro Maçom, a usa, no mesmo sentido da expressão profana “estar às ordens”, ou seja, estar à disposição.
O Maçom ao utilizar essa expressão para outro Maçom, quer dizer que está fraternalmente à disposição do Irmão.
Fonte: Facebook/Simbologia Maçônica Dos Painéis
Nenhum comentário:
Postar um comentário