Em 10/09/2019 o Respeitável Irmão Marlos Luiz Bertoni, Loja Arte e Ciência, 3.898, GOB-PR, Rito Brasileiro, Oriente de Londrina, Estado do Paraná, solicita esclarecimentos.
SE MOVIMENTANDO EM LOJA
Minha dúvida é: O Irmão que apresenta trabalho entre colunas pode andar em Loja?
CONSIDERAÇÕES:
Geralmente isso não acontece, ou pelo menos não deveria acontecer, pois se o protagonista se coloca entre Colunas (no Sul e do Norte) é para que ele dali apresente a sua peça de Arquitetura. Todavia, recomendo consulta no Ritual para conferir se o ritual não prevê algo nesse sentido.

Existe ainda outro aspecto, que é o de não se circular de modo contrário ao previsto pelo rito – um cuidado que o apresentador do trabalho deve ter na hipótese de lhe ser permitido perambular pelo espaço durante a apresentação.
Assim, com base nessas superficiais colocações, entendo que o elemento que vai apresentar uma peça de arquitetura, ou coisas do gênero, se coloca entre Colunas, então deve fazê-lo do lugar destinado, isto é, do lugar em que fora conduzido pelo Mestre de Cerimônias.
Na verdade, o ideal seria que a peça de arquitetura fosse apresentada do lugar do apresentante em Loja, isto é, do seu lugar. Essa "estória" de se colocar entre Colunas para apresentar um trabalho é mera firula ritualística que, infelizmente muitos rituais podem trazer esse anacrônico procedimento. Não sei se é o caso do ritual adotado pela sua Loja, mas fica o comentário.
T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: pedro-juk.blogspot.com.br - 09/12/2019
Nenhum comentário:
Postar um comentário