Em 26.07.2023 o Companheiro Maçom Irmão Haroldo Zacarias Junior, Loja Progresso e Ordem, REAA, GLMRJ, sem mencionar o Oriente, Estado do Rio de Janeiro, apresenta a dúvida seguinte:
FORMAÇÃO DA LOJA REAA
Caro Irmão Pedro, em conversas com irmãos da minha loja sobre ritualística, surgiram dúvidas com relação à formação da loja com 7 Mestres presentes.
1) Seriam formados pelas três Luzes, Mestre de Cerimônias, Guarda do Templo, e os
Diáconos? Ou
2) Seriam as três Luzes, Mestre de Cerimônias, Guarda do Templo, Orador e Secretário, e que estes acumulariam as funções dos Diáconos?
CONSIDERAÇÕES:
Não obstante alguns rituais brasileiros trazerem os Diáconos portando bastão, vale mencionar que no puro REAA os Diáconos não se utilizando desses objetos, a despeito de que nem mesmo existe formação de pálio.
Assim, sob o aspecto da originalidade, uma Loja do REAA composta por apenas 7 Mestres Maçom, sua composição se dá da seguinte forma: Venerável Mestre, 1º e 2º Vigilantes, Orador, Secretário, Cobridor Interno e Mestre de Cerimônias. Nessa condição (sem pálio e sem bastão), para a transmissão da palavra sagrada, temporariamente o Secretário faz a vez do 1º Diácono e Mestre de Cerimônias a do 2º Diácono.
Agora, como no REAA de Béhring adotado pelas Sereníssimas Grandes Lojas Estaduais os Diáconos portam bastões e há formação de pálio, salvo melhor juízo, entendo que temporariamente o Orador e o Secretário, façam a função dos Diáconos que, junto ao Mestre de Cerimônias se posicionem na formação do pálio.
Esse então seria o procedimento para a transmissão da palavra e o pálio com Loja composta por 7 Mestres Maçons no REAA de Béhring – 3 Luzes, Orador (1º Diác∴), Secretário (2º Diác∴), Cobridor Interno e Mestre de Cerimônias.
T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: http://pedro-juk.blogspot.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário