No domingo, 19 de janeiro de 2025, Victor C. Major, Grão-Mestre da "Most Worshipful Prince Hall Grand Lodge of South Carolina do Sul", nomeou o ex-presidente norte americano Joe Biden como Mestre Maçom "Por Comunicação" (ou "à vista") em uma cerimônia privada em Washington, DC.
Antes de Biden, o último presidente dos Estados Unidos a ser iniciado na Maçonaria, foi Gerald Ford (em 30.09.1949), e agora, Biden é o primeiro presidente norte americano a ser filiado à Prince Hall.
A decisão gerou intensos debates entre os maçons, onde a política acabou tomando o foco em detrimento da discussão sobre jurisprudência maçônica.
Vale Lembrar que "fazer um maçom "à vista" é uma prerrogativa de grãos-mestres (Landmark nº 8, Mackey), e esta prática existe desde pelo menos a década de 1730 e consiste em conferir os graus da Maçonaria de forma acelerada, permitindo ao candidato testemunhar os três graus em uma única cerimônia.
No entanto, a falta de reconhecimento da MWPHGL da Carolina do Sul por outras Grandes Lojas tradicionais e a ausência de ligação direta de Biden com a jurisdição do estado levantam questões sobre a legitimidade dessa nomeação.
Embora a Conferência dos Grãos-Mestres Prince Hall Masons tenha reconhecido a filiação de Biden, muitos maçons regulares provavelmente não o considerarão oficialmente o 15º presidente maçônico dos EUA, tornando essa situação um caso peculiar na história da Maçonaria.
Por Christopher Hoddap, In "freemasonsfordummies.blogspot.com"
Fonte: Facebook_Curiosidades da Maçonaria
Nenhum comentário:
Postar um comentário