SAUDAÇÃO AO DELTA E PALAVRAS SAGRADAS
Me desculpe o horário, mas é o único tempo que tenho para estudo.
Fui iniciado há 2 anos na maçonaria no REAA da potência GLEMS.
Sempre tento buscar minhas dúvidas na internet, e acabado me atrapalhando um pouco mais, devido as variedades de potências e ritos.
Eu sempre me pego lendo seu blog, e não sei que a maioria se aplica ao meu rito.
Iniciamos 4 novos irmãos sábado agora, e gostaria de estar apresentando um trabalho pra eles sobre duas particularidades dentro de loja.
Uma é o porquê cumprimentar o Delta ao cruzar toda vez o eixo principal da loja, tendo em vista que já li alguns de seus posts, mas não consegui entender o porquê da reverência ao passar pelo delta, e o outro conteúdo, seria a respeito da palavra B∴, qual o significado e porque utilizamos como P∴ S∴ do grau de AP∴, tendo vista que J∴ refere-se ao grau C∴ M∴, mas o porquê dessas duas P∴estarem gravadas nas C∴ e serem usadas como P∴ S∴ dos graus.
CONSIDERAÇÕES:
Como se trata do REAA, nele originalmente não existe saudação ao Delta. As saudações em Loja ocorrem somente ao Venerável Mestre e aos Vigilantes nas ocasiões previstas pelo ritual.
Também não se faz nenhuma saudação quando se cruza o eixo do templo (equador).
Sobre as Colunas Vestibulares B∴ e J∴, a relação com as palavras sagradas de Aprendiz e Companheiros é porque elas, além de fazerem parte da decoração do Templo, também correspondem ao mesmo lado em que os Aprendizes e Companheiros ocupam lugar em uma Loja maçônica, conforme o rito.
É bom que se diga que o Templo de Salomão (Jerusalém) é a maior alegoria maçônica, portanto, nada a estranhar que o nome das suas Colunas Vestibulares sejam mencionados nos rituais maçônicos.
T.F.A.PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: http://pedro-juk.blogspot.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário