PEDINDO A PALAVRA
Hoje, como Companheiro do quadro de minha Loja, carrego uma dúvida desde minha iniciação: o pedido de fala no momento da Palavra a Bem da Ordem em Geral e do Quadro em Particular.
No REAA percebo que os irmãos pedem a palavra às Luzes dando um tapa na mão para fazer barulho.
Pois bem, não encontrei isso nos rituais. Poderia auxiliar-me nessa questão?
1) Qual a origem dessa prática?
2) Tem alguma fundamentação legal?
3) Quais assuntos podem ser abordados neste momento?
4) E a principal questão: Qual a forma correta de pedir a palavra às Luzes?
CONSIDERAÇÕES.
1. Cada rito, em muitos aspectos ritualísticos, possui particularidades próprias. Assim, um Irmão, para pedir a palavra, antes precisa chamar a atenção. Nesse sentido, em alguns ritos é comum bater-se com a palma da mão sobre a coxa, geralmente com a mão direita. Entretanto, em outros ritos chama-se a atenção batendo-se a palma da mão direita sobre o dorso da mão esquerda, levantando-se, em seguida, o respectivo braço à frente para chamar atenção. Normalmente, todos esses procedimentos são feitos sentados. Deste modo, quem pede a palavra, depois de autorizado, fala em pé, de acordo com o que prescreve o rito.
A origem desses costumes é imemorial. Não há registro de quando isso começou. Vale salientar que o gestual utilizado para se pedir a palavra não é um sinal maçônico, senão apenas um gesto que, na maioria das vezes, se faz sentado.
- Ora, a fundamentação legal é seguir o que o ritual determina para o caso.
- São inúmeros, e não caberia lista-los aqui. O uso da palavra será de acordo com os assuntos previstos nos períodos previstos pelo Ritual. A Loja deve orientar os seus obreiros a respeito.
- Depende do Rito. Isto, como dito, geralmente está contido nos respectivos rituais, além dos ensinamentos que a Loja deve prestar aos seus obreiros nesse sentido. No caso do REAA, pede-se a palavra batendo, com a palma da mão direita, no dorso da mão esquerda fechada, levantando-se, depois, o braço direito à frente com a respectiva palma da mão voltada para baixo, tendo os dedos unidos. Ressalte-se, mais uma vez, que este aceno não é sinal maçônico, senão um gesto visando chamar atenção efetuado por quem estiver pedindo a palavra.
PEDRO JUK – SGOR/GOB
jukirm@hotmail.com
Fonte: http://pedro-juk.blogspot.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário