Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

sábado, 4 de agosto de 2018

SAUDAÇÃO E APLAUSOS

SAUDAÇÃO E APLAUSOS
(republicação)

Questão que faz o Respeitável Irmão Marcelo Tietböhl Guazzelli, Loja Fraternidade VII, GORGS – COMAB, Oriente de Caxias do Sul, Estado do Rio Grande do Sul. 
mguazzelli@agrale.com.br 

Existe algum momento, com a loja aberta (REAA), que se deva saudar alguém ou “comemorar” algum ato como uma salva de palmas?

CONSIDERAÇÕES:

No Rito Escocês Antigo e Aceito aplausos somente são pertinentes quando um ritual determinar e geralmente estão atrelados ao número da bateria do Grau como os executados nas cerimônias de Iniciação, Elevação e Exaltação – o novo Iniciado é aplaudido (por palmas) pela Loja com a bateria do Grau e agradece do mesmo modo. Assim também acontece com novo Companheiro e com o novo Mestre. Esse é um procedimento que tem por finalidade saudar e comemorar o acontecimento. Também alguns rituais preveem essa prática nas regularizações e filiações. 

Existe ainda, não como particularidade de um Rito, todavia com protocolar em geral e de acordo com alguns regulamentos, a “bateria incessante” como modo de recepção. Em nenhum desses feitios, existe a salva de palmas indiscriminada e de igual maneira profana – como se estivesse se aplaudindo em um auditório, show, etc. 

Em Maçonaria quando estiver previsto algum aplauso, ou comemoração, faz-se sempre pela bateria do Grau. Já a bateria incessante geralmente é feita com número indiscriminado de percussão, porém cadenciada com compasso compatível e respeitoso que o protocolo e o momento exigem. 

Infelizmente, ainda persistem costumes alienígenas nos ritos em algumas Lojas Maçônicas – aplausos aleatórios, estalar dos dedos, arrastar os pés, etc. Isso deve ser rigorosamente evitado, pois uma Sessão em Loja Maçônica não carece desses subterfúgios como afirmação de crescimento humano. 

Se bem entendia a “arte”, nenhum maçom precisa ter o seu “ego” massageado. Ações e práticas ritualísticas devem ser executadas conforme o que está previsto no Ritual em vigência. Qualquer justificativa em nome de uma pretensa tradição é inadequada na pragmática maçônica. 

T.F.A. 
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: JB News – Informativo nr. 1.132 - Florianópolis (SC) – terça-feira, 08 de outubro de 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário