Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

segunda-feira, 25 de abril de 2011

SÓLIO

Ir∴Amaury Peleteiro MM∴
CIM:-11749 –SP = GOP-COMAB-CMI.

Num diálogo entre o Venerável Mestre e o 2º Diácono, o Venerável pergunta:

Qual é o lugar do Ir∴ 1ª Diácono?

Resposta: À vossa direita e abaixo do SÓLIO!

SÓLIO: - Cadeira do Rei – Trono do Rei – Cadeira de São Pedro.

Segundo diz um autor, entre os orientais e os hebreus, como entre os gregos e os romanos, os tronos foram, primeiro, simples cadeiras de honra e terminou por designar a dignidade real ou episcopal.

Em Maçonaria, dá-se esta denominação ao lugar no centro do Oriente do Templo, onde fica o Venerável Mestre ou quem preside os trabalhos de uma Oficina de qualquer Grau, recebendo este nome como uma alusão, provavelmente, ao trono de Salomão, que o Presidente da Oficina representa... O trono do Venerável Mestre assenta sobre três degraus e é encimado por um dossel, cuja cor, disposição e adorno são determinados pelo ritual de cada Grau.

Então trono significa a Cadeira especial para uma pessoa de autoridade, incluindo reis, magistrados civis ou sumo sacerdote.

A maioria dos reis tinha seu trono elevado em algum tipo de plataforma e, muitas vezes, chega-se a eles usando escadas.

Em termos gerais, o Trono pode simbolizar a pessoa que senta nele, sua autoridade, a autoridade de seu reino ou de seu ofício.

Alguns tronos eram pouco mais que CADEIRAS ELEVADAS, a arqueologia demonstrou a natureza opulenta desses reinados. Um Trono de rocha de cristal foi descoberto nas ruínas de Senaqueribe.

O Trono de Salomão era feito de marfim, revestido de ouro, com complexa escadaria levando até ele, guardado em cada lado pelas estátuas de leões. A parte de trás do trono tinha sido típico daqueles elaborados no Oriente. Na Bíblia Sagrada, no Livro de I Reis cap. 10:18 e 20 diz: “Fez mais o rei um grande trono de marfim e o cobriu de ouro puríssimo...tinha este trono seis degraus e era a cabeça do trono pordetrás redonda; e de ambas as bandas tinha encostos até ao assento, e dois leões estavam junto aos encostos. Também doze leões estavam ali sobreos seis degraus de ambas as bandas. Nunca se tinha feito obra semelhante em nenhum dos reinos”.

Conclusão final

O Venerável Mestre senta sozinho, infelizmente colocaram uma mesa com várias cadeiras, onde, além do Venerável, sentam-se várias autoridades. O certo seria apenas uma cadeira vazia que é a cadeira do Grão-Mestre.

BIBLIOGRAFIA

Ritual de Aprendiz Maçom do Rito Escocês Antigo e Aceito do Grande Oriente Paulista- Ano de 2002.

Bíblia Sagrada de João Ferreira de Almeida – Edição Revista e Corrigida- Ano de 1973. O Antigo Testamento Interpretado – Autor R. N. Champlin, Ph.D. Editora HAGNOS.

Fonte: JBNews - Informativo nº 240 - 25.04.2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário