Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

quarta-feira, 8 de agosto de 2018

ORAÇÕES E PRECES

ORAÇÕES E PRECES (antes do início da Sessão)
(republicação)

O Respeitável Irmão Antonio Carlos G. A. Costa, Loja Dever e Humanidade, 860, REAA, GOB-PE, Oriente de Caruaru, Estado de Pernambuco, apresenta a questão seguinte:
deverehumanidade@gmail.com 

Consulto-lhe sobre a questão, abaixo, que está causando muita controvérsia sobre sua legalidade. No átrio, antes de adentrarmos ao Templo, costumamos fazer uma cadeia e aleatoriamente a um dos irmãos é pedido que faça uma oração de reflexão tipo: "Rogo ao GADU que nos ilumine proporcionando harmonia e paz aos nossos trabalhos de hoje, etc.” Esse procedimento recebeu a desaprovação de um irmão que alegou que era irregular, não faz parte do ritual e, portanto não poderia ser realizado. Com o objetivo de por fim a essa questão, consulto o Eminente Irmão sobre: É proibido realizarmos esse ato no átrio antes da Sessão? Estamos descumprindo o ritual do REAA?

CONSIDERAÇÕES:

É inexistente no Átrio a prática de se realizarem orações, preces, comentários, cadeias, etc., no Rito Escocês Antigo e Aceito. Preces, quando estas existirem, estão previstas nos Rituais em vigência por ocasião de algumas passagens ritualísticas. 

O Átrio é local em que os Irmãos se reúnem organizados para o préstito da entrada no Templo antes dos procedimentos de abertura dos trabalhos. 

A Cadeia de União no Rito em questão somente é realizada por ocasião da transmissão da Palavra Semestral após o encerramento dos trabalhos. 

A forma dela se organizar está prevista no ritual em vigência, sem qualquer alusão a preces, pedidos de oração, ou coisas do gênero. 

Infelizmente enquanto a Maçonaria verdadeira pelo Mundo se preocupa com a evolução do Homem, a nossa, a brasileira, em algumas oportunidades faz dos seus templos um palco para apresentar mistura de sincretismo religioso e praticas doutrinárias de ocultismo e misticismo, cujos conceitos geralmente são próprios de algumas opiniões pessoais, nunca do coletivo. 

Respondendo diretamente às vossas questões: a) se o ato não está previsto no ritual, não há razão alguma para se inserir essa prática. b) se a Loja estiver realizando algo que não está previsto, obviamente está descumprindo o ritual do Rito. 

T.F.A. 
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: JB News – Informativo nr. 1.139 – Florianópolis(SC) – terça-feira, 15 de outubro de 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário