Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

quinta-feira, 2 de agosto de 2018

QUESTÕES RITUALÍSTICAS - MESTRE DE CERIMÔNIAS E OBJETOS SOBRE O ALTAR

Em 20.05.2018 o Respeitável Irmão Marcelo Oliveira Falcão, Loja Caridade Palmense, 3.903, REAA, GOB-PR, Oriente de Palmas, Estado do Paraná, solicita os seguintes esclarecimentos:

QUESTÕES RITUALÍSTICAS NO REAA:

Tenho três questionamentos:

1. Na Leitura e Aprovação da Ata, quando da aprovação da mesma, e o Irmão Mestre de Cerimônias vai ao Oriente, em seu ofício de levar o balaústre ao Venerável Mestre e ao Orador para aporem suas respectivas assinaturas, pergunto:
a) O Irmão Secretário, ao entregar, e depois receber de volta no fim da circulação, a Ata, ao Mestre de Cerimônias, deve ficar de pé e fazer o Sinal, ou pode fazer isso permanecendo sentado? O mesmo deve aguardar o Mestre de Cerimônias de pé e à Ordem durante todo seu trajeto no Oriente?
b) O Irmão Orador deve receber a Ata de pé e à Ordem? Ou pode permanecer sentado para apor sua assinatura?
c) Durante o trânsito do Mestre de Cerimônias no Oriente, quando das paradas nos Altares do Venerável e do Orador deve o mesmo ficar à Ordem, ou pode ficar somente descansando, em atitude respeitosa?

2. No Ritual de Companheiro, à pag. 29, quando da verificação se todos os presentes nas Colunas são Companheiros Maçons, manda-se que TODOS NAS COLUNAS DO NORTE E DO SUL, fiquem de pé e à ord∴, voltados para o Oriente. Já no Manual de Praticas Ritualísticas do 2º Grau, à pagina 26, linhas 08, 09 e 10, orienta-se que os Irmãos do Oriente não se levantam, e que não há necessidade de telhamento. QUAL A CORRETA ORIENTAÇÃO?

3. Existe posição fixa e específica dos objetos que ficam na mesa do Altar do Venerável Mestre, durante as sessões, tanto ordinárias quanto magnas? Exemplo, a posição da Espada Flamejante?

CONSIDERAÇÕES:

Quanto à letra “a” – O Secretário permanece sentado. Tanto ao entregar a Ata, quanto ao recebê-la. 

Quanto à letra “b” – Tal qual a atitude do Secretário, o Orador permanece sentado. Não faz nenhum sentido o Orador ficar em pé para assinar o documento.

Quanto à letra “c” – O Mestre de Cerimônias nessa ocasião vai até o Secretário para apanhar a Ata. De chegada ele fica à Ordem e aguarda a entrega feita pelo Secretário que permanece sentado. Para apanhar a mesma ele desfaz o Sinal, apanha e se desloca até ao Altar ocupado pelo Venerável Mestre. Lá chegando à entrega ao Venerável Mestre para as providências. Após deixar a Ata sobre o Altar, o Mestre de Cerimônias se coloca à Ordem. Ao recebê-la de volta ele desfaz o Sinal na forma de costume e se desloca até o Orador. Lá chegando adota as mesmas providências de quando da entrega da Ata ao Venerável. Concluído o ato ele desfaz o Sinal e vai até o Secretário para devolvê-la.

Observações:

- É regra, todo o obreiro em pé, parado e com as mãos desocupadas em Loja aberta, fica à Ordem. 

Portanto assim o Mestre de Cerimônia deve proceder durante as paradas consequentes dos seus deslocamentos pelo Oriente. 

- O Mestre de Cerimônias desfaz o Sinal de Ordem sempre na forma de costume, isto é, pelo Sinal Penal. Atenção, isso não é saudação, mas a regra de se desfazer um sinal.

- Em nenhuma dessas situações o Mestre de Cerimônias deve portar o bastão.

- O Altar não é “do Venerável”, mas “ocupado” por ele.

Apenas os Irmãos do Ocidente é que se levantam e permanecem voltados para o Oriente. Como especifica o Manual de Procedimentos, no Oriente não existe telhamento, já que ali todos são de responsabilidade do Venerável Mestre. 

A propósito, as novas edições dos rituais de Companheiro do REAA∴ já estão chegando com esse equívoco corrigido. Isso também pode ser consultado no site do GOB/PODER CENTRAL em “Ritualística – Grande Oriente do Brasil”.

Em síntese, a orientação é seguir os Procedimentos Ritualísticos do GOB-PR. Tal como acontece no Grau de Mestre, no Oriente todos permanecem sentados nessa ocasião.

A maioria dos objetos deve se adequar à sua utilização. No caso específico da Espada Flamejante, a mesma deve descansar numa almofada ou escrínio que fica sobre o Altar ocupado pelo Venerável Mestre pelo seu lado direito de quem do Ocidente olha para o Oriente. Isso acontece para facilitar o seu condutor (Porta-Espada) que possui assento no lado sul do Oriente (vide planta do templo). Não importa o lado para qual aponta a espada. 

Não mencionada na questão, mas que aparece na cerimônia de Iniciação é a Taça da Amargura. Como a sua liturgia acontece pelo lado sul do Oriente, é recomendável que a taça seja colocada conforme a sua utilização. Nas sessões ordinárias ela deve ser guardada em lugar apropriado, não fica sobre o Altar.

Eram essas a considerações de momento.

T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: pedro-juk.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário