Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

quinta-feira, 9 de agosto de 2018

POSIÇÃO DA ESPADA

POSIÇÃO DA ESPADA
(republicação)

O Respeitável Irmão Geraldo Moreira, Loja Acácia Guarantaense, sem declinar o nome do Rito, GOB-MT, Oriente de Guaranta, Estado do Mato Grosso, apresenta a questão seguinte: 
geraldoemoreira@hotmail.com 

Solicitamos a posição correta do Irmão Cobridor, se ele deve permanecer sentado com a espada no colo, e quando a ordem ele fica com a espada ou faz o Sinal.

CONSIDERAÇÕES:

Em linhas gerais o Cobridor somente empunha a espada, sempre com a mão direita, por dever de ofício quando o ritual assim previr. Estando o Oficial sentado este mantém a espada embainhada, ou presa a um dispositivo fixado atrás do encosto do assento. Se o Cobridor estiver em pé e empunhado a espada, ou mesmo em deslocamento, ele a conduz em riste (punho direito encostado no respectivo quadril, braço e antebraço afastado do corpo e a lâmina apontada para cima). Caso a espada esteja embainhada, em pé e parado o Cobridor faz o Sinal Penal normalmente com a mão, ou mãos se for o caso. Em deslocamento com a espada embainhada o Cobridor anda normalmente.

Não existe genuinamente esse procedimento de manter a espada sobre as coxas, ou mesmo apoiada no chão. Sentado, a mesma estará embainhada ou presa ao dispositivo. Também não existe Sinal executado com o instrumento de trabalho, isto é, não se usa ele para fazer o Sinal. A Loja deveria providenciar um talabarte, vestido da direita para a esquerda e nele uma bainha ou dispositivo para prender a espada. No Grande Oriente do Brasil, a faixa do Mestre do Rito Escocês Antigo e Aceito, já possui um dispositivo para prender a espada (ver descrição no Ritual de Mestre em vigência). 

T.F.A. 
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com 
Fonte: JB News – Informativo nr. 1.141 – Florianópolis(SC) – quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário