Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

sexta-feira, 3 de agosto de 2018

SESSÃO DE APRENDIZ SEM APRENDIZ

Em 23/05/2018 o Respeitável Irmão Luiz Carlos, REAA, Filhos de Hiran, 2.879, REAA, GOB-RO, Oriente de São Miguel de Guaporé, Estado de Rondônia pede o seguinte esclarecimento:

SESSÃO DE APRENDIZ SEM APRENDIZ

Gostaria de saber se no REAA do Grande Oriente é possível realizar uma sessão de Aprendiz Maçom sem a presença destes.

CONSIDERAÇÕES:

É óbvio que sim. A Loja cumprindo o seu calendário, abre os trabalhos no grau para qual ela estiver determinada. Apesar da importância que tem os Aprendizes e os Companheiros para uma Loja, em qualquer situação, estando presentes no mínimo sete Mestres Maçons ela pode ser perfeitamente aberta. 

Em resumo, a Loja pode trabalhar no Primeiro Grau e no Segundo Grau sem que nela estejam presentes Aprendizes e Companheiros respectivamente. Um exemplo disso é o de quando uma Loja, que não possui Aprendizes, vai iniciar um novo Irmão. Nesse caso, a Loja é aberta no Primeiro Grau (Sessão Magna de Iniciação) sem que ainda nela esteja presente um Aprendiz - não há obrigação nenhuma de se convidar um Aprendiz de outra Loja para estar presente na Coluna do Norte nessa ocasião.

Dados esses comentários, existe algo que merece registro na sua questão. É a referência feita ao Rito Escocês Antigo e Aceito “do Grande Oriente”. À bem da verdade, o rito mencionado é um só e não é de ninguém. Ele é sim adotado pela Obediência. A questão é que infelizmente as Obediências o deturparam, fazendo com isso parecer que o rito pode ser praticado de várias formas. Ledo engano. Tudo bem que cada um siga as suas convicções (invenções), entretanto não podemos caracterizá-lo como dessa ou daquela Grande Loja ou Grande Oriente. Numa escala de valores a pureza vem sempre em primeiro lugar, o resto é invenção ou enxerto.

T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: pedro-juk.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário