(republicação)
Em 23/05/2018 o Respeitável Irmão Luiz Carlos, REAA, Filhos de Hiran, 2.879, REAA, GOB-RO, Oriente de São Miguel de Guaporé, Estado de Rondônia pede o seguinte esclarecimento:
SESSÃO DE APRENDIZ SEM APRENDIZ
Gostaria de saber se no REAA do Grande Oriente é possível realizar uma sessão de Aprendiz Maçom sem a presença destes.
CONSIDERAÇÕES:
É óbvio que sim. A Loja cumprindo o seu calendário, abre os trabalhos no grau para qual ela estiver determinada. Apesar da importância que tem os Aprendizes e os Companheiros para uma Loja, em qualquer situação, estando presentes no mínimo sete Mestres Maçons ela pode ser perfeitamente aberta.

Dados esses comentários, existe algo que merece registro na sua questão. É a referência feita ao Rito Escocês Antigo e Aceito “do Grande Oriente”. À bem da verdade, o rito mencionado é um só e não é de ninguém. Ele é sim adotado pela Obediência. A questão é que infelizmente as Obediências o deturparam, fazendo com isso parecer que o rito pode ser praticado de várias formas. Ledo engano. Tudo bem que cada um siga as suas convicções (invenções), entretanto não podemos caracterizá-lo como dessa ou daquela Grande Loja ou Grande Oriente. Numa escala de valores a pureza vem sempre em primeiro lugar, o resto é invenção ou enxerto.
T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: pedro-juk.blogspot.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário