Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

sábado, 11 de agosto de 2018

VERIFICAÇÃO PELOS VIGILANTES NO SEGUNDO GRAU

Em 28.05.2018 o Respeitável Irmão Edson Duraes, Loja Estrela Mística, 3.929, REAA, GOB-SC, Oriente de Itajaí, Estado de Santa Catarina, pede esclarecimentos para as dúvidas seguintes:

VERIFICAÇÃO PELOS VIGILANTES:

Gostaria de sua opinião sobre as seguintes situações, levando-se em conta que não devemos incluir ou omitir palavras, procedimentos, etc., senão seguir o Ritual e que, em cada Loja que visito, vejo procedimentos diferentes.

1 - Ritual de Aprendiz Maçom: (pág. 45)
O 1º Vigilante ao verificar se todos os presentes nas colunas são maçons, diz: "Em pé e à ordem em ambas às colunas" (Todos se levantam à Ordem e o 1º Vig∴ faz a verificação do seu lugar).
Comentário: sem comentários

2 - Ritual de Companheiro: (pág.29).
A verificação se todos os presentes são maçons é feita da seguinte forma: o Venerável diz: "Em pé e à ordem, meus IIr∴" (Todos nas colunas e no Oriente ficam à Ordem e voltam-se para o Oriente).
O Ven∴diz: "IIr∴ 1º e 2º VVig∴, verificai se todos os IIr.: das colunas são CComp∴" (Os VVig∴ percorrem suas colunas, começando pelo Ir∴ que está mais próximo da porta de entrada, recebem o Sinal, o Toque e a Palavra de Passe de cada um, findo o que voltam a seus lugares. Os oficiais da Loja não serão examinados assim como os que se encontram no Oriente).
Dúvida: O Ven∴ Mestre não fica de Pé e à Ordem e nem precisa ficar de costas para todos porque se está de costas e de pé e à Ordem ficaria incoerente a frase da pagina 30, após esses procedimentos: "Ven∴ - Eu respondo pelos do Oriente. Sentai-vos". Ele estaria respondendo por uma coisa que não está vendo e, se estivesse de pé, o correto seria dizer "sentemo-nos" e não "sentai-vos".
O que acha disso? Estou correto nessa interpretação? 

3 - Ritual de Mestre: (pág. 51).
O 1º Vigilante ao verificar se todos os presentes nas colunas são maçons, diz: "Venerab∴ Ir∴ 2º Vig∴, vamos percorrer nossas colunas para certificarmo-nos se todos os IIr∴ são MM∴MM∴. VVen∴ IIr∴, em pé, sem estarem à Ordem, em ambas as colunas". (Os IIr∴ das Colunas, voltam-se para o Oriente, de sorte que nenhum veja o que se passa à sua retaguarda).
Comentário: Mais simples e coerente que o grau 2. A ordem está explícita que é nas colunas, sem estarem à Ordem. O Oriente permanece sentado. Os IIr∴ nas colunas, exceto oficiais, vão ser telhados no sinal, toque e palavras. O Venerável responde pelo Oriente e utiliza o tempo verbal correto: "sentai, VVen∴ IIr∴”.
Então, para os graus 1 e 3, parece estar claro no Ritual. O problema que tenho visto é no grau 2 e cada Loja tá fazendo de uma maneira diferente.
Poderia fazer um comentário principalmente se minhas ponderações relativas ao grau 2 estão corretas?

CONSIDERAÇÕES:

Esse foi um erro que ocorreu nas primeiras impressões do Ritual de Companheiro, edição 2009 e que infelizmente perdurou por um bom tempo, levando os Irmãos a dúvidas, sobretudo pelas contradições mencionadas. 

Na verdade, em primeira instância eu acreditava que isso só se deu por erro de impressão e que seria fácil sanar, porém alertando ao GOB na época, a correção displicentemente só se deu depois de aproximados nove anos. Isto é, ficamos todo esse tempo discutindo o que seria o certo, mas fazendo o que era errado, tudo graças aos carimbos e convenções da Maçonaria latina onde os adoradores do “tem que estar escrito” se lançavam no abismo da falta de saber. 

Felizmente hoje nas últimas impressões do ritual esse equívoco já está corrigido. Isso pode também ser constatado em se visitando o site do GOB em GOB Ritualística (embora nesses dias o endereço tenha andado fora do ar) onde aparece a prática correta.

Na realidade, após a correção do ritual o procedimento se dá da seguinte maneira: apenas ficam em pé os Irmãos das Colunas, enquanto que ao Oriente todos permanecem sentados. O quadrante oriental é de responsabilidade do Venerável Mestre, portanto por não existir ali telhamento - todos permanecem sentados. Assim, o que prevalece atualmente é que os Vigilantes percorrem as Colunas e procedem à verificação na forma de costume.

Em síntese, respeitando as diferenças litúrgicas de cada Grau, na Loja de Companheiro essa prática ocorre como no Terceiro Grau. A diferença é que no Terceiro Grau os que serão verificados ficam em pé (sem sinal), enquanto que no Segundo Grau, ficam à Ordem.

T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: pedro-juk.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário