(republicação)
Em 28.05.2018 o Respeitável Irmão Edson Duraes, Loja Estrela Mística, 3.929, REAA, GOB-SC, Oriente de Itajaí, Estado de Santa Catarina, pede esclarecimentos para as dúvidas seguintes:
VERIFICAÇÃO PELOS VIGILANTES:
Gostaria de sua opinião sobre as seguintes situações, levando-se em conta que não devemos incluir ou omitir palavras, procedimentos, etc., senão seguir o Ritual e que, em cada Loja que visito, vejo procedimentos diferentes.
1 - Ritual de Aprendiz Maçom: (pág. 45)
O 1º Vigilante ao verificar se todos os presentes nas colunas são maçons, diz: "Em pé e à ordem em ambas às colunas" (Todos se levantam à Ordem e o 1º Vig∴ faz a verificação do seu lugar).
Comentário: sem comentários
2 - Ritual de Companheiro: (pág.29).
A verificação se todos os presentes são maçons é feita da seguinte forma: o Venerável diz: "Em pé e à ordem, meus IIr∴" (Todos nas colunas e no Oriente ficam à Ordem e voltam-se para o Oriente). O Ven∴diz: "IIr∴ 1º e 2º VVig∴, verificai se todos os IIr.: das colunas são CComp∴" (Os VVig∴ percorrem suas colunas, começando pelo Ir∴ que está mais próximo da porta de entrada, recebem o Sinal, o Toque e a Palavra de Passe de cada um, findo o que voltam a seus lugares. Os oficiais da Loja não serão examinados assim como os que se encontram no Oriente).
Dúvida: O Ven∴ Mestre não fica de Pé e à Ordem e nem precisa ficar de costas para todos porque se está de costas e de pé e à Ordem ficaria incoerente a frase da pagina 30, após esses procedimentos: "Ven∴ - Eu respondo pelos do Oriente. Sentai-vos". Ele estaria respondendo por uma coisa que não está vendo e, se estivesse de pé, o correto seria dizer "sentemo-nos" e não "sentai-vos".
O que acha disso? Estou correto nessa interpretação?
3 - Ritual de Mestre: (pág. 51).
O 1º Vigilante ao verificar se todos os presentes nas colunas são maçons, diz: "Venerab∴ Ir∴ 2º Vig∴, vamos percorrer nossas colunas para certificarmo-nos se todos os IIr∴ são MM∴MM∴. VVen∴ IIr∴, em pé, sem estarem à Ordem, em ambas as colunas". (Os IIr∴ das Colunas, voltam-se para o Oriente, de sorte que nenhum veja o que se passa à sua retaguarda).
Comentário: Mais simples e coerente que o grau 2. A ordem está explícita que é nas colunas, sem estarem à Ordem. O Oriente permanece sentado. Os IIr∴ nas colunas, exceto oficiais, vão ser telhados no sinal, toque e palavras. O Venerável responde pelo Oriente e utiliza o tempo verbal correto: "sentai, VVen∴ IIr∴”.
Então, para os graus 1 e 3, parece estar claro no Ritual. O problema que tenho visto é no grau 2 e cada Loja tá fazendo de uma maneira diferente.
Poderia fazer um comentário principalmente se minhas ponderações relativas ao grau 2 estão corretas?
Esse foi um erro que ocorreu nas primeiras impressões do Ritual de Companheiro, edição 2009 e que infelizmente perdurou por um bom tempo, levando os Irmãos a dúvidas, sobretudo pelas contradições mencionadas.

Felizmente hoje nas últimas impressões do ritual esse equívoco já está corrigido. Isso pode também ser constatado em se visitando o site do GOB em GOB Ritualística (embora nesses dias o endereço tenha andado fora do ar) onde aparece a prática correta.
Na realidade, após a correção do ritual o procedimento se dá da seguinte maneira: apenas ficam em pé os Irmãos das Colunas, enquanto que ao Oriente todos permanecem sentados. O quadrante oriental é de responsabilidade do Venerável Mestre, portanto por não existir ali telhamento - todos permanecem sentados. Assim, o que prevalece atualmente é que os Vigilantes percorrem as Colunas e procedem à verificação na forma de costume.
Em síntese, respeitando as diferenças litúrgicas de cada Grau, na Loja de Companheiro essa prática ocorre como no Terceiro Grau. A diferença é que no Terceiro Grau os que serão verificados ficam em pé (sem sinal), enquanto que no Segundo Grau, ficam à Ordem.
T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: pedro-juk.blogspot.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário