Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

terça-feira, 14 de agosto de 2018

PARAMENTOS DA COMISSÃO

 PARAMENTOS DA COMISSÃO
(republicação)

O Respeitável Irmão Fernando Padilha, Mestre Instalado e atual Segundo Vigilante da Loja Estrela Cambuiense, 1.696, REAA, GOB-MG, sem declinar o nome do Oriente (Cidade) e Estado de Minas Gerais, apresente a questão que segue: 
ferpa@micropic.com.br 

Por indicação da Senhora Evelise da Revista Trolha, vimos através do presente pedir orientação sobre o seguinte: Por ocasião da Sessão Magna de Instalação e Posse do Novo Venerável de uma Loja estamos com os seguintes entendimentos quanto ao uso ou não dos punhos por parte da Comissão Especial Instaladora (Presidente, Primeiro e Segundo vice-presidentes). 

1. Há corrente que entende que se a Comissão Especial composta pelos Três Membros foi designada através de ato do Eminente Grão-Mestre Estadual, estão eles representando o Grão-Mestre, e se usam os malhetes, estão investidos com o poder e a autoridade e por este motivo é preciso usar os punhos. 

2. Há corrente que entende que os três componentes da Comissão Instaladora não usam os punhos sob alegação de que este paramento não existe para o Mestre Instalado, em conformidade com a página 23 e 24 do Ritual do Mestre Maçom. 

O Poderoso Irmão Mestre de Orientação Ritualística do GOB-MG, Irmão Robson Amui e Lojas de confecções de alfaias e paramentos alegam que não existem punhos para mestre instalados, portanto, não usam os punhos por ocasião da sessão de instalação, mas não fundamentaram suas respostas. 

Desta feita, para dirimir dúvidas e preocupação nossa em seguir a ritualística, perguntamos e pedimos gentileza nos responder e argumentar por escrito, se os Três membros da Comissão Especial Instaladora utilizam ou não os punhos por ocasião da sessão de Instalação e Posse do novo Venerável.

CONSIDERAÇÕES:

A Comissão de Instalação composta por três Mestres Instalados embora nomeados pelo Grão-Mestre Estadual não é dele representante. O Ato do Grão-Mestre não exara representação, nem mesmo por um Mestre Instalado quanto mais por três representantes. 

O Ato nomeia a Comissão para realizar a cerimônia, assim não justifica esses Mestres Instalados usar punhos, já que esses paramentos, conforme o que especifica o Ritual de Mestre em vigência é privativo do Venerável Mestre da Loja, não do Presidente e os seus auxiliares que compõem a Comissão de Instalação. 

Ratificando – a Comissão designada para Instalação de um Venerável não usa punhos, simplesmente porque eles só existem para o uso exclusivo do Venerável Mestre. O Presidente e os seus auxiliares não são Veneráveis Mestres, senão ex-Veneráveis. 

T.F.A. 
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: JB News – Informativo nr. 1.150 – Florianópolis(SC) – sábado, 26 de outubro de 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário