Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

domingo, 12 de agosto de 2018

APRENDIZES E COMPANHEIROS OCUPAM CARGOS?

Em 29/05/2018 o Respeitável Irmão José Roberto Natulini Filho, Loja Miguel Abrão Ajuz Neto, 3.084, REAA, GOB-PR, Oriente de Ponta Grossa, Estado do Paraná, apresenta a questão seguinte:

APRENDIZES E COMPANHEIROS OCUPAM CARGOS?

Minha dúvida se refere à ordem de coleta do Saco de Propostas e Informações e do Tronco de Beneficência. O atual REAA do GOB; e as orientações dos Procedimentos Ritualísticos do REAA do GOB/PR quanto à circulação: Venerável Mestre, 1º e 2º Vigilantes, Orador, Secretário, Cobridor Interno, Irmãos do Oriente, Mestres da Coluna do Sul, Mestres da Coluna do Norte, Companheiros, Aprendizes e depois o portador do recipiente.

O Irmão já teve a oportunidade de escrever que não há a prática de se fazer a coleta dos Oficiais nas Colunas em separado dos demais Mestres - http://pedro-juk.blogspot.com.br/2017/09/circulacao-da-bolsa-reaa.html

Porém - por mais que não seja de boa geometria (sempre leio os escritos do Irmão e conheço a sua orientação de Aprendizes e Companheiros não assumirem cargos), quando, eventualmente, algum Irmão Aprendiz e/ou Companheiro está desempenhando cargo em Loja como Oficial nas Colunas, como deve proceder ao Mestre de Cerimônias e/ou o Irmão Hospitaleiro? Faz a coleta do Irmão Oficial (Aprendiz ou Companheiro) como se Mestre fosse? Ou colhe conforme o seu respectivo grau?

Faço-lhe a presente pergunta diante de um questionamento que recebi após uma sessão. Eu era o Irmão Hospitaleiro e fiz a coleta de um Irmão Companheiro, que estava como oficial, quando recolhi dos Companheiros. Porém, um Irmão Mestre me questionou dizendo que “quando o Companheiro e/ou Aprendiz ocupa cargo de Oficial ele representa um Mestre” e por isso eu não deveria ter feito a coleta juntamente com os Companheiros.

Como não sou Mestre de Cerimônias e/ou Hospitaleiro de ofício; gostaria das considerações do Irmão quanto ao procedimento a ser adotado na situação acima para sair da dúvida.

COMENTÁRIOS:

A questão fica prejudicada, pois Aprendizes e Companheiros não ocupam cargos, portanto não vejo exceção, ou mesmo a condicionante para “se fosse o caso”.

Respeito o que menciona o Art. 229, § 1º do Regulamento Geral da Federação – Os cargos são privativos de Mestres Maçons (o grifo é meu). Ainda, no mesmo sentido, o Art. 96, Inciso XXII do mesmo Regulamento – Realizar Sessões com, no mínimo sete Mestres Maçons.

Assim, não sou eu quem diz, mas o Regulamento é que prevê de modo lúcido que os cargos só podem ser ocupados por Mestres, inclusive com a afirmativa mais suportada ainda no Art. 96 do mesmo Regulamento quando prevê que as sessões só podem ser realizadas com o número mínimo de sete Mestres.
Como se pode notar, legalmente em nenhuma situação aparecem Aprendizes e Companheiros ocupando cargos, já que tudo tem a ver com a plenitude maçônica, cuja mesma só é alcançada por aqueles que já tenham atingido o Terceiro Grau.

O que eu não poderia deixar de registrar é o absurdo produzido por um Mestre Maçom ao afirmar que “quando o Companheiro e/ou Aprendiz ocupa cargo de Oficial ele representa um Mestre”. Sinceramente eu nunca tinha antes ouvido tamanho disparate. Ora, primeiro ele, como Mestre Maçom, deveria conhecer suficientemente o RGF para não ficar afirmando possibilidades de Aprendiz e/ou Companheiro ocupar cargo. Segundo é que além de desrespeitar o RGF, ele ainda tem a capacidade de inventar que o Aprendiz e/ou Companheiro, ao ocupar um cargo (o que já está errado), ainda representa um Mestre. Em resumo, ao em vez de corrigir o erro, ao contrário aumenta-se ainda mais o seu alcance. Nesse sentido o Mestre que lhe questionou pare estar duplamente equivocado.

Para o bem da obra, é esse tipo de procedimento que devemos evitar. Não se conserta um erro com outro ainda maior. Assim, não há justificativa para que Aprendizes e Companheiros venham ocupar cargos em Loja. Com isso, reflexos dessa possibilidade ficam completamente anulados. Vamos cumprir o Regulamento antes de ficar procurando “jeitinhos”. 

T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: pedro-juk.blogspot.com.br

3 comentários:

  1. Estou muito satisfeito com suas colocações meu estimado ir.'. Pedro Juk.
    Foi de grande valia.

    ResponderExcluir
  2. Estou muito satisfeito com suas colocações meu estimado ir.'. Pedro Juk.
    Foi de grande valia.

    ResponderExcluir
  3. Estou muito satisfeito com suas colocações meu estimado ir.'. Pedro Juk.
    Foi de grande valia.

    ResponderExcluir