Neste antigo símbolo maçônico, vemos o sacrifício da mãe Pelicano bicando seu peito para alimentar seus bebês com o próprio sangue. Este simbolo proeminente do século XVIII, é do 18º Grau do Rito Escocês Antigo e Aceito, "Cavaleiro Rosa+Cruz", e foi aprovado como tal pelo fato de que o pelicano, na antiga arte cristã, foi considerado como o emblema do Salvador.
O simbolismo do Pelicano, como um representante do Salvador, é aceito quase universalmente e deve ser derivado da crença comum de que o pelicano alimenta seus filhotes com seu sangue, como o Salvador derramou seu sangue para a humanidade, e, portanto, o pássaro é sempre representado como sentado no ninho e rodeado por sua ninhada de filhotes, que estão mergulhados nas feridas do peito de sua mãe. Mas esta não é a idéia exata do simbolismo, que na verdade refere-se à ressurreição e é deste ponto de vista, mais aplicável a "Christo" e ao grau maçônico, que a ressurreição é uma doutrina.
Em um Bestiarium antigo (ou História Natural), a biblioteca real de Bruxelas, citado por Larwood e Hotten em um livro recente sobre a história dos sinais e simbolos das Ordens Iniciáticas, esta declaração é feita: "A fêmea do Pelicano é tão dedicada a seus indefesos filhotes, que quando eles nascem e começam a crescer, rebelam-se contra os machos adultos, atacando-os com suas asas e bicando seus olhos, tentando afastá-los do ninho. O Pelicano macho, maior e mais forte, investe contra a fêmea expulsando-a do ninho, matando todos os filhotes. Depois de três dias, ela retorna ao ninho e senta-se entre as pequenas aves mortas, e começa a bicar o peito e a derramar seu sangue sobre eles. Desse modo, simbolicamente atendendo a um "comando espiritual", ela consegue ressuscitar os filhotes abrindo mão da sua própria vida."
Outros estudos indicam que o Pelicano Masculino, que destruiu seus jovens, representa a serpente, ou princípio do mal, que trouxe a morte para o mundo, enquanto sua mãe, que gera-os, representa o Mestre Jesus, "O Christo" que disse: "Em verdade, em verdade vos digo: se não comerdes a carne do Filho do homem e não beberdes o seu sangue, não tereis vida em vós mesmos."
Fonte: Facebook_O Templo e o Maçom
Nenhum comentário:
Postar um comentário