Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

domingo, 9 de setembro de 2018

POSIÇÃO DOS APRENDIZES

POSIÇÃO DOS APRENDIZES
(reprodução)

O Respeitável Irmão Diego Denardi, Loja Obreiros da Arte Real, 3.932, GOB-RS, REAA, Oriente de Santiago, Estado do Rio Grande do Sul, apresenta a seguinte questão: 
denardidiego@gmail.com 

Em nosso Oriente de Santiago, os Aprendizes desde a iniciação sentavam-se próximos à coluna do primeiro vigilante e faziam uma progressão em direção ao oriente que explicávamos como saindo do mais escuro para a fonte da luz. Desde o ritual de 2009, que indica que a posição do iniciado é próxima à balaustrada, os Aprendizes sentam-se por ordem contrária, do mais novo a nordeste ao mais velho a noroeste. No entanto, isso criou controvérsias. Gostaria de saber se está correta esta forma e se é lícito falarmos no canto nordeste, figurando o Aprendiz como símbolo da pedra fundamental, no REAA. Teremos um estudo ainda sobre as Colunas do Zodíaco que faz referência aos Aprendizes começando por Áries, próxima ao primeiro vigilante. Isto teria relação com a ordem de posição dos Aprendizes e Companheiros?

CONSIDERAÇÕES:

Esse equívoco tem sido eternizado principalmente na Maçonaria brasileira. Entendo que essa “gafe” ritualística tomou corpo por duas razões. A primeira é confundir a posição dos Aprendizes (que é sempre no Norte) com a proximidade da balaustrada devido a outros conceitos doutrinários. A segunda é a de que muitos ditos ritualistas não compreendem a razão da existência das Colunas Zodiacais e, outros ainda, têm a coragem de propagar até a sua inexistência. Uns “acham” que as Colunas são meros adornos que “sustentam a abóbada”. Obviamente essas ilações são desprovidas de qualquer conhecimento da doutrina do Rito Escocês na sua vertente francesa que aborda a evolução sistemática do Homem comparando-a aos ciclos da Natureza. Assim, os que não compreendem essa importante base doutrinária, aceitam simplesmente essa contradição. 

As Colunas Zodiacais representam a senda do iniciado no Rito em questão, o que dá a esta vereda a comparação com a evolução natural partindo da Primavera até o Inverno na concepção observatória do Hemisfério Norte do planeta Terra. 

Nessa compreensão o novo iniciado ao sair da Câmara de Reflexão (seio da terra) renasce na Primavera e cumpre o seu ciclo passando simbolicamente pelas etapas inerentes às estações do ano como se comparado a sua própria vida – infância, juventude, maturidade e morte. Assim a verdadeira mensagem está em “morrer para renascer”.

Nesse conceito o recém-iniciado parte pela Coluna do Norte a partir da Primavera que está representada pelas três primeiras Colunas Zodiacais – do Ocidente em direção à Luz – próximas ao Primeiro Vigilante, completando o seu ciclo no topo do Norte após ter passado pelas três outras Colunas seguintes – Primavera e Verão. 

Assim não faz sentido no Rito a colocação de Aprendizes recém-iniciados próximos a balaustrada, posto que essa posição, como já explicado, é o final da trajetória do Aprendiz que indica a sua evolução e proximidade para ingressar na Coluna do Sul como Companheiro (passar para a perpendicular ao Nível). 

Em assim sendo, os que se propõem a entender de ritualística, deveriam antes conhecer com profundidade a existência de símbolos e alegorias que vieram a fazer parte paulatinamente da evolução dos rituais concernentes ao simbolismo do Rito Escocês no século XIX. Também nunca é demais lembrar que cópias “tesoura e cola” de rituais ultrapassados não dá em hipótese alguma caráter de autenticidade para à doutrina e tradição do Rito. 

Finalizando essas considerações, devo alertar que o tema abordado sugere a pureza e a explicação da existência dos símbolos e toponímias do Templo no simbolismo do Rito Escocês Antigo e Aceito. 

Portanto, é imprescindível que se cumpra o Ritual em vigência como ele está escrito – mesmo que contraditório. Estou preparando os provimentos para correção dos rituais do GOB que serão enviados ao Soberano ainda esse ano. Destes provimentos, um dos pontos abordados para correção é também essa que trata dos Aprendizes recém-iniciados. 

T.F.A. 
PEDRO JUK – jukirm@hotmail.com
Fonte: B News – Informativo nr. 1.197 – quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário