Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

sábado, 15 de setembro de 2018

O SUL E O MESTRE DE CERIMÔNIAS

O SUL E O MESTRE DE CERIMÔNIAS
(republicação)

O Respeitável Irmão Paulo Roberto Carvalho, Orador da Loja Caratinga Livre, 922, REAA, GOB-MG, Oriente de Caratinga, Estado de Minas Gerais, apresenta a questão que segue: 
pcarvalho49@uol.com.br

Todos nós devemos cumprir à risca os rituais. No nosso caso o REAA/GOB, o número mínimo de sete (7) Mestres Maçons para abertura da Loja. Assim teremos: Oriente = Venerável Mestre, Orador e Secretário. Coluna do Norte = 1º Vigilante. Coluna do Sul = 2º Vigilante, Mestre de Cerimônias e Cobridor Interno. Pergunto: Por que o Mestre de Cerimônias tem assento na Coluna do Sul?

CONSIDERAÇÕES:

O seu cargo está atribuído à Beleza que caracteriza a Coluna do Sul. No aspecto místico ele está associado à Vênus como substantivo feminino com gênero de dois números que designa mulher formosíssima e na astronomia, dentre outros o mais brilhante dos planetas. Do ponto de vista do Hemisfério Norte ele se apresenta no firmamento mais para a banda sul. 

Ao planeta também é atribuído o símbolo do bom pastor que guia o rebanho. Nessa acepção ele sugere o Mestre de Cerimônias conduzindo os Irmãos em Loja portando o seu bastão.

Do ponto de vista prático o Mestre de Cerimônias tem acesso fácil à porta para conduzir os que ingressam e saem (do Sul diretamente à porta) durante os trabalhos em Loja aberta. Também como auxiliar na prova do fogo durante a Iniciação ele tem lugar no Sul próximo à saída do Oriente.

O atributo da beleza está em que dele depende uma grande parte do andamento dos trabalhos da Oficina.

Também está associada ao cargo no tocante ao misticismo sua relação com o Planeta Mercúrio, cujos atributos mitológicos pelo seu deslocamento rápido no firmamento estão no desempenho do mensageiro. Nessa conotação o Mestre de Cerimônias se desloca por todo o espaço, inclusive dentre os presentes ele é o único que não pede autorização para transitar de uma para outra Coluna e no Oriente no desempenho do seu ofício.

Finalizando: essas considerações vão de encontro à concepção ritualística e doutrinária do simbolismo do Rito Escocês Antigo e Aceito. Nunca é demais lembrar que o cargo não é unânime em se tratando da Maçonaria em geral, tanto no título, como nome e no ofício.

T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: JB News – Informativo nr. 1.207 Rio Branco (AC), domingo, 22 de dezembro de 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário