Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

sexta-feira, 14 de setembro de 2018

GOLPE DE MALHETE E INGRESSO NO ALTAR

GOLPE DE MALHETE E INGRESSO NO ALTAR
(republicação)

O Respeitável Irmão Luiz Roberto Lopes, Loja Fé e Perseverança, 426, sem declinar o nome do Rito, GOSP/GOB, Oriente de Jaboticabal, Estado de São Paulo, apresenta as questões seguintes:
feeperseveranca@uol.com.br - lroberto78@terra.com.br

Aproveitando da sua boa vontade e principalmente da sua sabedoria gostaria de perguntar-lhe o seguinte:

1º. Qual o significado e em que momento deve ser empregado a expressão: "Abrir (ou fechar) a Loja com um simples golpe de malhete".

2º. No ritual de Instalação e Posse do Venerável está claro que a sua condução deverá ser feita pelo lado Sul. Pergunto: também nas reuniões ordinárias o Venerável não deverá ser conduzido ao Altar pelo lado Sul visto que no Oriente não existe circulação?

CONSIDERAÇÕES:

A prática de se abrir ou fechar uma sessão maçônica com um golpe de malhete é procedimento altamente equivocado. Nenhuma sessão pode ser aberta ou fechada por esse procedimento. O que infelizmente tem ocorrido é que alguns procedimentos que não fazem parte da tradição com a inclusão de certas sessões emanadas de alguns poderes das Obediências determinam em seus regulamentes que uma sessão, por exemplo, eleitoral é aberta com um golpe de malhete.

Assim, como respondo baseado no caráter de autenticidade me refiro sempre à tradição e não me envolvo em outros procedimentos que não sejam aqueles dispostos nos Ritos, ou Trabalhos do Craft.

Na questão da Instalação que é tradição do Craft, entretanto acabou sendo enxertada de maneira ampla em todos os Ritos no Brasil, provavelmente essa prática de se ingressar pelo sul do Altar é para facilitar a posição do Mestre Instalador ao conduzir o recém Mestre Instalado ao trono. Ele deixa o novo Venerável no seu lugar e fica pronto para tomar assento à direita deste.

Entretanto, nas outras sessões, o Venerável sempre ingressa no Altar pelo Norte e dele sai pelo Sul. Essa atitude não pode ser confundida com circulação, já que no Oriente esta é inexistente. À bem da verdade o procedimento está eivado também pela praticidade, já que o ingresso no Oriente se faz vindo da Coluna do Norte, enquanto que a sua retirada se faz em direção da Coluna do Sul.

T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: JB News – Informativo nr. 1.206 Rio Branco (AC), sábado, 21 de dezembro de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário