Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

quinta-feira, 20 de setembro de 2018

ENTRADA NO ALTAR

ENTRADA NO ALTAR
(republicação)

O Respeitável Irmão Edson Durães, Loja Estrela Mística, 3.929, GOB-SC, REAA, Oriente de Itajaí, Estado de Santa Catarina. 
edsonduraes01@gmail.com

Participei neste final de semana de uma Sessão Comentada de Ritualista do GOB-SC (REAA) e persiste em mim uma dúvida que gostaria de ter vossa opinião: Quanto à entrada Ritualística foi nos passada a seguinte instrução: 

1) A cadeira à direita do Venerável Mestre será ocupada somente pelo Soberano Grão-Mestre. Caso ele não estiver presente, esta cadeira deve ficar vazia (na maioria das Sessões em Lojas por todo o país, isto vai acontecer, por motivos óbvios).

2) Foi também nos passado a hierarquia das autoridades presentes e o local de assento designado para cada um e seus substitutos e representantes no Oriente, inclusive no Altar ao lado do Venerável Mestre. Vou simplificar a questão para expor minha dúvida:

Está entrando com formalidade o Grão-Mestre Geral que foi recebido de acordo com o protocolo e está adentrando no Oriente:

- A entrada no Oriente, de ambos, é sempre pelo Norte?

- Uma vez no Oriente, onde "não há circulação", o Grão-Mestre entra também no Altar para ocupar seu lugar também pelo Norte. Está incorreto se neste momento, já no Oriente, o Venerável Mestre passar em frente ao Altar e entrar para o trono pelo Sul, ou obrigatoriamente ambos entram também pelo Norte? Se pelo Norte, por uma questão de praticidade o Grão-Mestre deve esperar nos degraus o Venerável Mestre passar ou o Venerável Mestre passa na sua frente?

CONSIDERAÇÕES:

Obviamente não se trata de circulação no Oriente, pois esta não existe no quadrante. A questão é apenas de organizar os procedimentos no intuito de padronizar estes.

- Ingressando os dois Grão-Mestres a ordem de ingresso pelo norte do Altar é a seguinte: sobe os três degraus primeiro o Grão-Mestre Estadual para tomar assento à esquerda do Venerável. Em seguida o Venerável e posteriormente o Grão-Mestre Geral que ocupará a cadeira da direita.

- Ingressando apenas o Grão-Mestre Estadual: sobe primeiro o Grão-Mestre Estadual e ocupa o lugar à esquerda do Venerável. Ato seguido o Venerável.

- Ingressando apenas o Grão-Mestre Geral: sobe o Venerável e em seguida o Soberano para ocupar a cadeira de honra da direita a ele destinada.

A questão aqui não é a de esperar, senão apenas padronizar o ato, já que está previsto que um Grão -Mestre recebe o malhete do Venerável conforme o protocolo e, chegando ao Altar o devolve-o para a condução dos trabalhos.

Enfim: entra-se pelo norte do Altar porque o acesso está mais próximo da entrada do Oriente. Dele se sai pelo sul devido estar mais próximo da saída do Oriente.

T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: JB News – Informativo nr. 1.218 Rio Branco (AC), quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário