BANDEIRA NACIONAL
(republicação)
Dúvida apresentada pelo Respeitável Irmão Nelson José Santana, membro do Conselho Estadual da Ordem, Loja 22 de Agosto, 1.819, sem mencionar o nome do Rito, GOB-ES, Oriente de Colatina, Estado do Espírito Santo.
nelsonsantana33@gmail.com
Caro Irmão Pedro, lendo uma orientação que me enviou há algum tempo em relação ao procedimento da guarda de honra para a condução da Bandeira nacional, me deparei com outra dúvida. Lá diz que a guarda de honra em momento algum abate espada, pois está sob o comando da Bandeira. Entretanto, outras orientações dizem que as espadas da guarda de honra são abatidas durante a saudação à Bandeira. Isto é correto?
Outra afirmação que gostaria de esclarecer é a de que, quando da passagem da Bandeira, a Comissão de Recepção abate espadas, todas ao mesmo tempo e, ao término da passagem do Pavilhão pela mesma comissão, todas as espadas são levantadas, também ao mesmo tempo.
De fato Irmão eu cometi um equívoco, pelo que lhe peço minhas sinceras desculpas. Sem querer justificar, entendo que a Guarda de Honra está sob o comando da Bandeira, daí ela não deveria abater espadas. Todavia revendo o Decreto 0084 do GOB que trata dessa cerimônia, o mesmo exara que durante a saudação ao Pavilhão a Guarda de Honra abate espadas em continência.
Assim já corrigi os procedimentos auxiliares para a oportunidade, inclusive já os enviei ao Soberano Grão- Mestre e ao Eminente Irmão Gouveia junto com os provimentos para correção do Ritual de Aprendiz do REAA no final do mês passado. Como os provimentos são ainda um projeto, estou aguardando o posicionamento das autoridades referidas.
Quanto a sua outra questão o previsto é que assim que o Pavilhão rompa marcha em direção ao Oriente, todos os membros da Comissão abatem espadas de uma só vez. Assim que o Porta-Bandeira passar pelo último homem da Comissão, todos voltam à posição de espadas à Ordem. O procedimento de retirada em direção ao Ocidente é o mesmo. Em resumo: todos abatem espadas e retornam à Ordem ao mesmo tempo.
T.F.A.
PEDRO JUK – jukirm@hotmail.com
Fonte: JB News – Informativo nr. 1.252 Florianópolis (SC) – terça-feira, 4 de fevereiro de 2014.
Nenhum comentário:
Postar um comentário