Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

quinta-feira, 27 de setembro de 2018

DÚVIDA NA ABERTURA

DÚVIDA NA ABERTURA
(republicação)

O Respeitável Irmão Teodoro Robens de Freitas Silveira, Primeiro Vigilante da Loja Apóstolos da Galileia, 2.412, GOB-MG, REAA, Oriente de Montes Claros, Estado de Minas Gerais, apresenta a questão seguinte: 
teodorofreitas19@gmail.com

Na abertura ritualística dos trabalhos; "- 1º Vigilante - Verificar se todos os presentes nas Colunas são Maçons. – Venerável - Fazei essa verificação - 1º Vigilante. Em pé e à Ordem em ambas as Colunas". Todos se levantam à Ordem e o 1º Vigilante faz a verificação de seu lugar. Neste momento os Vigilantes estarão também "EM PÉ E À ORDEM”? Em visita a outras lojas noto que os procedimentos são variados. Na nossa os Vigilantes ficam de pé e a Ordem. Instrua-nos.

CONSIDERAÇÕES: 

No Grau de Aprendiz Maçom no momento da verificação todos no Ocidente ficam à Ordem (corpo ereto, pés em esquadria compondo o Sin∴Gut∴). Se todos ficam, incluem-se também os Vigilantes que inclusive deixam os seus respectivos malhetes sobre a mesa para compor o Sinal. Um Sinal maçônico é composto unicamente com a mão, ou mãos conforme o caso.

T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: JB News – Informativo nr. 1.230 Florianópolis (SC), terça-feira, 14 de janeiro de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário