Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

domingo, 23 de setembro de 2018

QUESTÕES DE PROCEDIMENTOS

QUESTÕES DE PROCEDIMENTOS
(republicação)

O Respeitável Irmão Antonio Gouveia, Secretário da Loja Serra do Roncador, 2.240, GOB, REAA, sem declinar o nome do Oriente (Cidade) e estado da Federação, formula as questões seguintes:
antoniomaiagouveia49@hotmail.com

1) Primeiramente, gostaria de esclarecer uma dúvida sobre “A Palavra a Bem da Ordem em Geral e do Quadro em Particular”. Podemos seguir a orientação de voltar à palavra nas Colunas novamente, no caso de um Irmão precisar se manifestar após a circulação da palavra, para acrescentar algo importante e relevante ao assunto em pauta? Ou existe outra forma?

2) Segundo alguns Irmãos mais antigos, a P∴S∴ deve ser passada pelo V∴ no Or∴ pelo lado Norte ao 1º Diácono e este irá passá-la ao 1º Vig∴ também no lado Norte ou à esquerda deste. Até aqui, tudo bem. Porém, alguns afirmam que o 2º Diácono deve receber a P∴ S∴ do 1º Vig∴ no lado Norte e passá-la ao 2º Vig.´. também no lado Norte. Aqui fica complicado, porque o lado Norte do 2º Vig∴  fica em frente a sua mesa, o que tornaria impraticável esta passagem da P∴ S∴. Então, ela pode ser passada, como sempre foi à esquerda (ou ocidente) do 2º Vig∴? Ou deverá ser passada de outra forma?

3) Muitos Irmãos antigos fazem um sinal levantando o braço direito quando querem agradecer alguma referência a eles, ou de forma geral, para expressarem algum tipo de agradecimento. Está certo este sinal, ou sinal de agradecimento é feito com o Sinal de Ordem?

CONSIDERAÇÕES:

01 – O retorno da Palavra é um critério do Venerável Mestre caso o assunto seja realmente relevante ao ponto de merecer atenção o seu retorno. Se assim proceder, o Venerável, não importando onde estiver situado o suplicante, reiniciará o giro da Palavra partindo da Coluna do Sul (a Palavra fará o giro completo).

02 – O giro e abordagem na transmissão da Pal∴ Sagr∴: O Primeiro Diácono aborda o Venerável pela sua direita (norte do Altar). Ato seguido o mensageiro sai do Oriente pelo Sul, cruza o eixo (equador) entre o Painel da Loja e a porta do Templo e aborda o Primeiro Vigilante pela sua direita (ombro direito do Vigilante). De retorno o Primeiro Diácono passa pelo Norte e ingressa no Oriente novamente até o seu lugar em Loja. Ato seguido o Segundo Diácono aborda o Primeiro Vigilante do mesmo modo como fizera o Primeiro Diácono. Em seguida o mensageiro passa pelo Norte, cruza o eixo (equador) entre o Painel da Loja e a entrada do Oriente, ingressa no Sul e aborda o Segundo Vigilante também pela sua direita (ombro direito do Segundo Vigilante). Cumprida a missão o Segundo Diácono retorna passando do Sul para o Norte entre o Painel da Loja e a porta do Templo até o seu lugar em Loja.

Outras observações no caso:

a) O Venerável ao ser abordado pelo Diácono vira-se e fica de frente para ele. Assim também se posicionam os Vigilantes ao serem abordados pelos Diáconos.

b) As Luzes da Loja são sempre abeiradas pelas suas direitas (lado dos seus respectivos ombros direitos).

c) Não existe nenhuma circulação (giro) ao redor das mesas ocupadas pelos Vigilantes. Abordados os Vigilantes, os Diáconos dali partem diretamente ao seu destino na forma anteriormente explicitada.

03 – Não existe “sinal de agradecimento” no REAA. Aliás, tradicionalmente esse procedimento é inexistente na Maçonaria. Alguns confundem com a prática de alguns costumes como resposta ao contentamento quando batem com as palmas das mãos sobre o Avental manifestando-se que estão satisfeitos. Ratificando: essa prática é inexistente no Rito Escocês – tanto de agradecimento como de contentamento.

Infelizmente “inventaram” outra prática eivada de mau-gosto, pela qual um Obreiro ao ser mencionado, ou parabenizado, o mesmo estende o braço à frente do mesmo modo pelo qual tradicionalmente manifestam-se os Obreiros que aprovam pelo sinal de costume.

Ora. Não seria deselegante alguém aprovar um elogio para si próprio? Eticamente seria este um procedimento desejável? Não seria o mesmo que figuradamente se legislasse em causa própria? Exposições abeiradas pela falta de bom-senso não deveriam ganhar guarida nos nossos meios.

Já que estender o braço e o antebraço direito à frente com a respectiva palma da mão voltada para baixo é o modo pelo qual se aprova alguma coisa em Loja, elogios à parte, eu penso que é de péssima geometria aquele que aprova elogios para si mesmo, ou aprova publicamente o seu próprio nome quando citado.

T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: JB News – Informativo nr. 1.223 Rio Branco (AC), terça-feira, 7 de janeiro de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário