Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

sexta-feira, 28 de setembro de 2018

COBRIDOR DO GRAU. O QUE É?

Em 08/07/2018 o Respeitável Irmão Arilton Barreiros, Loja Cidade Azul, 2.279, REAA, GOB-SC, Oriente de Tubarão, Estado de Santa Catarina, solicita considerações sobre o Cobridor do Grau.

COBRIDOR DO GRAU

Gostaria que o irmão comentasse sobre o "Cobridor do Grau". Por que a denominação? Quem é o Cobridor do Grau? Etc.

CONSIDERAÇÕES:

Antes alguns aspectos inerentes ao tema:

Coberto – Adjetivo. Determina o que está tapado, resguardado, protegido, defendido. Em Maçonaria menciona-se que o templo, ou os trabalhos estão cobertos, quando eles estão resguardados contra olhos de não iniciados, ou de maçons que não possuam grau suficiente para participar da sessão. 

Cobertura – Substantivo feminino. Designa o ato ou efeito de cobrir. Em Maçonaria, a cobertura do templo ou dos trabalhos é feita pelo oficial denominado Cobridor, ou Telhador.

Cobrir – Verbo transitivo. Dentre outros, significa ocultar colocando algo em cima, ou resguardar e proteger mediante a presença de coisa, ou pessoa, diante ou ao redor. Maçônicamente, cobrir o templo ou os trabalhos significa impedir a presença de não iniciados ou de maçons que não possuam qualificação para estar presente, sendo impedido o ingresso desses, ou sua retirada conforme o caso. O ofício de cobrir é exercido pelo Cobridor da Loja.

Dados esses comentários, por extensão o termo “cobridor do grau” significa, não uma pessoa, mas um conjunto de ações e práticas utilizadas para se reconhecer um maçom de acordo com o seu grau. Assim, sinais, toques e palavras de um grau compõem o “cobridor do grau”. Durante o telhamento, geralmente o Irmão Cobridor Externo, ou o Interno, se utilizam do “cobridor do grau” para fazer o reconhecimento.

Nesse sentido, há que se distinguir a pessoa do Cobridor (aquele que exerce o ofício de cobrir o templo) do conjunto de normas e ações denominadas “cobridor do grau”. O primeiro é o agente que tem por dever guardar o templo de olhos não autorizados a ver e ouvir o que se passa no seu interior, enquanto que o segundo é o método utilizado pelo qual se reconhece aquele que pode ingressar no recinto para participarem da sessão.

O “cobridor do grau” é encontrado no ritual e é ensinado ao maçom a partir da sua Iniciação ou mediante os posteriores “aumentos de salário”. Na realidade, o cobridor do grau é o repertório de segredos maçônicos revelados a alguém apenas mediante a uma cerimônia iniciática (Landmark do sigilo).

Vale a pena mencionar que quando um maçom é submetido a um exame para verificar à sua qualidade de grau, ele estará passando pelo telhamento (neologismo maçônico). O termo “telhamento” tem a ver com “cobertura”, portanto é a verificação feita pelo Irmão Cobridor. Quem se submete ao telhamento demonstra ao Cobridor da Loja - pelos sinais, toques e palavras que compõem o “cobridor do seu grau” - à sua qualidade iniciática. Infelizmente alguns ainda insistem em utilizar o termo “trolhamento” no lugar de “telhamento”, o que é um equívoco. Afinal, quem cobre, cobre com telhas e não com trolhas.

T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: pedro-juk.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário