Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

quarta-feira, 26 de setembro de 2018

PROCEDIMENTOS DO COBRIDOR

PROCEDIMENTOS DO COBRIDOR
(republicação)

O Respeitável Irmão André Luis Arantes Monteiro, Loja Cavaleiros do Santo Graal, 3.229, GOSP – GOB, REAA, sem declinar o nome do Oriente (Cidade), Estado de São Paulo, apresenta a seguinte questão:
macom@andrelam.com.br

Assumi, recentemente, o cargo de Mestre de Cerimônias. Para melhor desempenhar a função, atendendo com o máximo rigor ao que está determinado nos Rituais do REAA, gostaria de saber se há algum manual ou material específico para o Mestre de Cerimônias, que esclareça alguns pontos que possam suscitar dúvidas ou exigir maiores esclarecimentos. Mais especificamente, as dúvidas que alguns Irmãos têm levantado em nossas Sessões, e que gostaria que fossem esclarecidas, referem-se aos Irmãos Cobridores (mais especificamente ao Cobridor Interno). No Ritual de Mestre Maçom, Edição 2009, página 14, está escrito: "Os Cobridores, em qualquer Grau estarão armados de espada que usarão sempre que assim for exigido pelo exercício do cargo”. Para atender este ponto, temos as seguintes dúvidas, que gostaríamos que fossem esclarecidas:

1. Após a verificação se o templo está coberto, a batida do grau na porta do templo deve ser dada com o cabo da espada ou com a mão? Entendemos que, se o Cobridor deve estar sempre armado, que a batida deve ser dada com o cabo da espada.

2. Como o Irmão Cobridor deve estar sempre armado de espada, como o Irmão Cobridor fica à Ordem? Da mesma maneira como todos os demais Irmãos, ou permanece de pé, com a espada em alguma posição específica? Se for em alguma posição específica, que posição é esta?

3. Como deve o Irmão Cobridor posicionar a espada enquanto estiver sentado?

Meus Irmãos, por hora, estas são as dúvidas mais urgentes.

Se os Irmãos possuírem algum manual que complemente o conhecimento para o exercício do cargo de Mestre de Cerimônias, agradeço profundamente se puderem disponibilizá-lo para este humilde obreiro.

CONSIDERAÇÕES: 

1 – Como o Cobridor estará fazendo a verificação, simbolicamente ele estará preparado para a missão o que significa com a espada empunhada pela mão direita. Assim ele dará a bateria do Grau com o punho da espada.

2 – Se na ocasião de se estar à Ordem o Cobridor estiver empunhando a espada ele a manterá à Ordem, isto é: parado, corpo ereto, pés em esquadria, espada segura pela mão direita junto ao lado direito do corpo na altura da cintura, lâmina apontada para cima tendo o cotovelo, o braço e antebraço afastados do corpo.

Se na ocasião o Oficial não estiver empunhando a espada e a mesma estiver presa ao dispositivo previsto na faixa do Mestre (ver o Ritual de Mestre em vigência), ele ficará à Ordem normalmente, compondo o Sinal com a mão, ou mãos se for o caso.

A regra de não se fazer sinal com o instrumento de trabalho significa que segurando o mesmo não se faz com ele o Sinal.

3 – O Cobridor sentado não segura espada e nem a coloca sobre as coxas. Para tanto ele manterá a espada presa na faixa como anteriormente indicada, ou pode ainda mantê-la presa ao dispositivo preso atrás do encosto da cadeira. É recomendável que ele a mantenha presa na faixa. Se a Loja possuir bainha para o Oficial, ele mantê-la-á embainhada.

Não existe nenhum manual específico para os cargos em Loja editados pelo GOB. Quaisquer outras dúvidas eu me coloco à sua disposição para eventuais esclarecimentos.

T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: JB News – Informativo nr. 1.228 Florianópolis (SC), domingo, 12 de janeiro de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário