Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

quarta-feira, 24 de outubro de 2018

CIRCULAÇÃO DA BOLSA

CIRCULAÇÃO DA BOLSA
(republicação)

O respeitável Irmão Aécio Speck Neves, Orador da Loja Nereu de Oliveira Ramos, 2.744, GOBSC, REAA, sem declinar o nome da Cidade (Oriente), Estado de Santa Catarina, apresenta a questão seguinte: aeciospeckneves@hotmail.com

Ontem tive a oportunidade de ler no JB News as dez questões que o Grão-Mestre do GOB-SE lhe formulou, com as sua esclarecedoras respostas, em Sessão Ordinária de Aprendiz Maçom. Na questão 10 "A circulação do Saco de Propostas assim como do Tronco de Beneficência quando vai ao altar do Venerável Mestre apresenta a todos do Altar ou somente ao Venerável para depois retornar?"

Sua resposta foi "O Oficial circulante com a bolsa, cumpre primeiramente a regra dos seis primeiros cargos que é tradicional nos ritos que assim procedem”. “Primeiro os três detentores do malhete, posteriormente a Dignidade do Orador e do Secretário e por fim desse ciclo, o Cobridor Interno. Ato seguido há a colheita no Oriente e, nesse particular havendo a presença de alguém ao lado do Venerável, inicia-se o procedimento por aquele, ou aqueles, que estiverem posicionados ao lado do Venerável. ... "

Aí é que mora o perigo. O GOB-SC instrui as Lojas jurisdicionadas a colher do Venerável Mestre e dos que o ladeiam na mesma oportunidade. O Venerável Mestre pega o Saco ou Tronco do Oficial circulante, e ele mesmo colhe dos demais que o ladeiam. Após, devolve a sacola.

Fui instruído pelo nosso VM a consultar o GOB-SC bem como o Respeitável Mestre Pedro Juk, para esclarecer tal diferença. Por favor, dê sua abalizada opinião sobre isso.

CONSIDERAÇÕES:

Bem, embora eu siga a tradição, cumpro também o que está escrito no Ritual em vigência (GOB) no que preceitua na página 42. Está bem claro e absolutamente correto: “Na circulação deve seguir-se a ordem: Ven, 1º e 2º Vig (...)”. Assim não está escrito que o Venerável toma a bolsa às mãos e recolhe dos que porventura estiverem sentados ao seu lado.

Em princípio há duas razões para tal. Primeiro é porque o Venerável não deve suprir o ofício do oficial circulante (Mestre de Cerimônias ou Hospitaleiro). Na circulação quem detém a bolsa é apenas o que cumpre a missão. Apenas o Cobridor é que auxilia o oficial para que ele próprio possa depositar na forma de costume no final da circulação. Além do que o oficial ao oferecer a bolsa estará sempre em pé assumindo a postura conhecida. Segundo é porque os que detêm os respectivos malhetes são o dirigente da Loja e os seus auxiliares (isso é um Landmark), não importando a presença de autoridades ao seu lado. 

Há que se notar também que o próprio Ritual prevê após a entrega do malhete para o Grão-Mestre, este ao chegar ao Altar o devolve ao Venerável. Além do mais os seis primeiros cargos devem ser respeitados em alusão ao mínimo de sete Mestres para a abertura de uma Loja – os seis mais o oficial circulante.

T.F.A.
PEDRO JUK – jukirm@hotmail.com
JB News – Informativo nr. 1.277 Florianópolis (SC) – sábado, 1º de março de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário