Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

terça-feira, 25 de novembro de 2025

REPRESENTAÇÃO DAS COLUNAS NO ESTANDARTE


Em 22/05/2025 o Respeitável Irmão Alessandro Mota Bastos, Loja Estrela de Davi, 4360, REAA, GOB-SE, Oriente de Aracaju, Estado de Sergipe, apresenta a pergunta seguinte:

COLUNAS NO ESTANDARTE

Estamos confeccionando um novo estandarte para nossa oficina. Entretanto, surgiu uma dúvida que resolvemos lhe submeter.

No ritual, consta que a Coluna B fica à esquerda de quem entra, e a Coluna J, à direita. Dessa forma, entendi que as colunas representadas na imagem estariam invertidas. No entanto, alguns irmãos entendem que a imagem está correta, considerando a posição do Venerável Mestre em relação ao estandarte durante a sessão — como se estivéssemos visualizando o Venerável entre as colunas, vistos de frente, apenas para ilustrar o exemplo.

Meu Irmão Pedro Juk, gostaria de contar com sua orientação para que nosso estandarte seja confeccionado de forma correta, de acordo com o rito praticado por nossa Loja, o REAA. As colunas da imagem estão corretas ou devem ser invertidas.

CONSIDERAÇÕES:


Vamos lá. Sem o exercício de nenhuma "ginástica mental", o caso é simples. É só não inventar.

Veja, a Loja pratica o REAA, logo, neste Rito, as Colunas ladeiam a porta de entrada pelo lado de fora (átrio), ficando a Coluna B∴ à esquerda de quem entra e a J∴ à direita.

Pelo interior do Templo não é possível enxergar as Colunas, já que ambas estão no átrio. Sendo assim, a primeira visão que se tem é de fora para dentro - B∴ à esquerda e J∴ à direita.

Assim, por uma questão de lógica, segue-se a mesma representação no estandarte, ou seja, quem para ele olhar, verá B∴ à esquerda J∴ à direita.

T.F.A.
PEDRO JUK - SGOR/GOB
jukirm@hotmail.com
Fonte: http://pedro-juk.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário