Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

sexta-feira, 4 de setembro de 2020

SAUDAÇÃO AO PAVILHÃO NACIONAL

SAUDAÇÃO AO PAVILHÃO NACIONAL
(republicação)

Saudação ao pavilhão nacional Em 11/02/2016 o Respeitável Irmão Alex Martins de Oliveira, Loja Mensageiros da Luz, 1.783, GOB-ES, REAA, Oriente de São Mateus, Estado do Espírito Santo, formula a questão que segue.
andrex_oliveira@hotmail.com

Atualmente estou Orador em minha Loja e gostaria do seu auxílio em relação à postura após a Saudação ao Pavilhão Nacional. A dúvida é a seguinte: o Irmão designado pelo Venerável Mestre, após a saudação, permanece no local da saudação ou retorna ao seu lugar para a execução do Hino da Bandeira. Desde já, muito obrigado!

CONSIDERAÇÕES:

À bem da verdade não existe oficialmente uma regra fixa para esse fato. Penso que tanto faz desde que não se atropele a ritualística. Assim o Irmão designado, durante o canto do Hino, pode permanecer diante do Pavilhão empunhado pelo Irmão Porta Bandeira, ou mesmo, retornar antes ao seu lugar.

É sob esse aspecto que se dá a preferência para que o Orador seja o responsável pela saudação, justamente pela proximidade do seu lugar em Loja com espaço em que o ato da solene saudação será realizado – assim não haverá necessidade de grandes deslocamentos se for o caso.

Desse modo o protagonista que saúda pode permanecer para o canto do Hino ainda de frente para o Pavilhão, ou mesmo retornar antes ao seu lugar. Caso ele prefira retornar, há que se dar o tempo necessário para tal aconteça antes da execução do Hino.

A questão é de prática e treinamento ritualístico com a salutar consonância entre as partes envolvidas que executarão a liturgia.

No intuito de auxiliar, segue um anexo a estas considerações que contém um apêndice para os procedimentos de ingresso e retirada para o Pavilhão Nacional que eu elaborei e enviei ao GOB em outubro de 2013 quando eu era Secretário Geral de Orientação Ritualística para o REEA, mas que infelizmente nem sequer recebi retorno. Note no apêndice que eu previ a volta do Orador ao seu lugar antes da execução do Hino à Bandeira.

T.F.A.
PEDRO JUK – jukirm@hotmail.com
Fonte:JB News – Informativo nr. 2.155 – Florianópolis (SC) – sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário