Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

domingo, 20 de setembro de 2020

SAUDAÇÃO M∴I∴

SAUDAÇÃO M∴I∴
(republicação)

Em 09/03/2016 o Respeitável Irmão João Borges Alves, sem mencionar o nome da Loja, REAA, GLESP, Estado de São Paulo, formula a seguinte questão: uniautojb@terra.com.br

Quando da instalação do novo Venerável Mestre, logo após o mesmo assumir o trono de Salomão, o presidente instalador convida a todos os Mestres Instalados presentes, a saudar o no Venerável Mestre pela tríplice saudação de um Mestre Instalado. Pergunta: Por quantas vezes é repetida a saudação S∴ V∴M.'.

CONSIDERAÇÕES:

Segundo alguns rituais “criados” para essa finalidade aqui no Brasil, o número de saudações é feita nove vezes por três grupos de três cada uma; outros rituais ainda mencionam a saudação por sete vezes.

Como essa prática (de Instalação suportada por uma lenda) não é autêntica no Rito Escocês Antigo e Aceito, já que na França, país de origem do Rito, Instalação significa simplesmente a posse do Venerável Mestre que, ao deixar o cargo, será apenas o ex – Venerável, não existe um consenso sobre os fatos.

Daí a Instalação é mesmo prática autêntica da vertente inglesa de Maçonaria, a despeito de estar muito longe de se parecer com essa cerimônia lendária praticada aqui pelo Brasil em Ritos que inclusive não possuem cerimônia de Instalação. Há razões históricas para isso, mas que não cabem aqui ser comentadas.

Nesse sentido, em cima de criações e arranjos de rituais que, no meu modo autêntico de ver não possuem base histórica alguma, fica difícil eu afirmar qual o número correto dessas saudações, senão mencionar que isso depende do ritual que é adotado nessa ou naquela Obediência brasileira.

Eu até poderia associar esses números de saudações à Lenda do Terceiro Grau, todavia imaginar coisas não é prática do meu feitio. Desculpe-me se fico lhe devendo uma resposta melhor, mas dizem por aí que em boca fechada não entra mosquito.

T.F.A. 
PEDRO JUK – jukirm@hotmail.com
Fonte: JB News – Informativo nr. 2.190 – Florianópolis (SC) – sexta-feira, 30 de setembro de 2016

2 comentários:

  1. O Irmão Pedro Juk, como sempre, nos brindando com seus conhecimentos!

    ResponderExcluir
  2. Quer dizer que não existe, no REAA, a cerimônia de instalação... No Ritual de Emulação é previsto.
    Mas as lojas do REAA costumam realizar, como assim? Seria mais uma invenção?

    ResponderExcluir