Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

segunda-feira, 9 de dezembro de 2024

ORIENTE E OCIDENTE - COMO SE DIRIGIR À LOJA - REAA

Em 28/03/2024 o Respeitável Irmão Helder Vasconcelos, Loja Fraternidade Palmarense, 01, GLMPE (CMSB), Oriente de Palmares, Estado de Pernambuco, apresenta a dúvida seguinte:

ORIENTE E OCIDENTE. DIFERENÇA DE COMO SE DIRIGIR À LOJA

Dúvida pessoal, não refletindo questionamento da Loja e/ou da Potência.

Olá, meu Irmão Pedro Juk!

Com base no REAA, como encarar a seguinte afirmativa, em relação a forma protocolar de se dirigir à assembleia: "todos os OObr∴, quando usarem a palavra, estando no Oc∴, deverão 'saudar' apenas as Luzes... caso esteja no Or∴, ao usarem a palavra, devem obrigatoriamente 'saudar' a todos na ordem hierárquica de precedência".

Existe, em seu sentir, razão ritualística e/ou simbólica em diferenciar a forma de se dirigir à assembleia em razão do lugar de quem fala (Or∴ ou Oc∴)?

Desde já, meu muito obrigado pela atenção.

CONSIDERAÇÕES:

No REAA, tanto quem estiver no Oriente ou no Ocidente, ao se dirigir protocolarmente à Loja, inicialmente se dirige às Luzes da Loja (Venerável, 1º e 2º Vigilantes), depois às Autoridades, sem a necessidade de nominá-las uma a uma, e genericamente aos demais Irmãos.

Quem estiver nas Colunas, assim como no Oriente, não precisa se dirigir individualmente a cada uma das Autoridades presentes, e nem mesmo os seus cargos. Basta que se em nome de uma, as demais sejam saudadas.

Assim, para o bem da fluidez e coesão dos trabalhos, recomenda-se a que for fazer o uso da palavra se dirigir por primeiro às Luzes da Loja (os que detêm o malhete), depois, em nome de uma das Autoridades saudar as demais presentes e, finalmente, de modo genérico, aos demais Irmãos.

Neste contexto, antes é preciso se ter em conta que o maçom é um operário que se notabiliza pela clareza com que se pronuncia e pela objetividade das suas palavras (Gramática, Retórica e Lógica).

À vista disso, durante o uso da palavra é dispensável os excessos de preciosismo de se ficar nominando uma a uma as autoridades e seus cargos. É verdade que não existe nada que proíba outras formas de se dirigir à Loja, no entanto, apela-se para o bom senso e o respeito para com a paciência dos demais.

Ao concluir, reitero: tanto no Oriente como no Ocidente a forma protocolar de se dirigir à Loja é igual.

T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: http://pedro-juk.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário