Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

quinta-feira, 12 de dezembro de 2024

CURIOSIDADES


Por volta de 300 d.C., a Igreja Católica começou a dedicar festas pagãs populares aos santos. O dia mais longo do ano, 24 de junho, foi declarado o Dia de São João Batista, enquanto 27 de dezembro, o dia mais curto, foi dedicado a São João Evangelista. Coletivamente, os maçons se referem a eles como os Sagrados São Joões.

João Batista era fervoroso, enquanto João Evangelista era instruído, e, ao escolher os dois como santos padroeiros, os maçons, simbolicamente, uniram a paixão e a razão.

A Maçonaria desenvolveu-se quando o catolicismo romano era a religião dominante, e esses dias de festa continuaram com a Igreja Anglicana. Era comum que as guildas e outros grupos comerciais adotassem um padroeiro ou dois. Os maçons escolheram os dois São Joões, e, ao longo dos séculos, os membros comumente comemoram seus dias de festa com banquetes.

Curiosamente, apesar de hoje a Maçonaria ser ecumênica e não sectária, os integrantes norte-americanos mantêm os costumes de antigamente. Parte do Ritual nos Estados Unidos diz que os maçons vêm "dos Sagrados São Joões de Jerusalém", enquanto em outras partes do mundo as Lojas são dedicadas ao Rei Salomão.

Colaboração: Christopher Hodapp

Fonte: Facebook_Curiosidades da Maçonaria

Nenhum comentário:

Postar um comentário