Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

sexta-feira, 7 de setembro de 2018

"PELA ORDEM"

"PELA ORDEM"
(republicação)

O Respeitável Irmão Antonio Raia, sem declinar o nome da Loja, REAA, GOB-PE, Oriente de Recife, Estado de Pernambuco, apresenta a seguinte questão: 
antonio_raia@hotmail.com 

Venho mais uma vez em busca da vossa valiosa ajuda. É que por diversas vezes alguns oradores nos surpreendem com “pela ordem”. Não gostaria de identificar as Lojas, mais o gato acontece no Oriente de Recife. Vale ressaltar que os fatos acontecem em situações normais, ou seja, sem existir divergências entre Oriente e Ocidente. Em que situação pode-se usar o termo “pela ordem”? Quais os Irmãos que devem usá-los e em que situações?

CONSIDERAÇÕES:

Infelizmente esse equívoco não é só do vosso Oriente. Essa prática está realmente merecendo um melhor esclarecimento, posto que isso tenha sido a causa de interrupções desnecessárias e ilegais nas sessões maçônicas eivadas de manifestações geralmente contrárias à dinâmica dos trabalhos. 

O termo “pela ordem” quando necessário geralmente deveria ser usado pelo Orador da Loja ou outro Mestre na hipótese de inoperância ao fato pelo Guarda da Lei. 

“Pela Ordem” é o artifício usado para corrigir eventuais procedimentos que atentem contra as Leis, geralmente quando se desrespeita o ritual e o regulamento da Obediência. Num caso desses e observada verdadeiramente à falta, o Orador deveria se expressar pelo jargão no intuído de corrigir a falha colocando a situação nos princípios e leis. 

O que não pode acontecer é o desmedido propósito de se usar o termo para interromper a sessão para se ficar emitindo opinião própria e mesmo fazer uso na palavra em momentos que não são de direito. 

O Orador é o responsável pela observação e cumprimento, principalmente desse pormenor como fiscal da Lei. Se ele mesmo estiver sendo conivente com a anomalia, cabe ao Venerável coibir essas ações inapropriadas e, persistindo a anomalia outro Mestre do quadro. 

Finalizando: o termo “pela ordem” somente deve ser usado quando existir uma falta nos procedimentos legais da Loja durante a sessão. O termo não pode se confundido como artifício para qualquer Irmão ficar interrompendo a sessão para expressar suas opiniões pessoais e nem usar a palavra em momentos que a mesma não esteja prevista. 

T.F.A. 
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com 
Fonte: JB News – Informativo nr. 1.193 – Florianópolis(SC) – domingo, 08 de dezembro de 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário