Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

quinta-feira, 26 de dezembro de 2024

CURIOSIDADES

Este é Bartolomeo Ruspini, nascido em Zogno, Itália em 1728. Conhecido também por Chevalier Ruspini, foi um cirurgião-dentista e filantropo com atuação na Inglaterra. Era um homem extremamente estudioso e generoso. Depois de iniciado na Maçonaria passou a fornecer cuidados odontológicos gratuitos para os Irmãos Maçons londrinos com que não tivessem condições financeiras para o tratamento.

Não contente com escrever trabalhos inovadores sobre as razões da decadência dentária, criou uma escola para meninas de famílias de maçons pobres, chamada "Royal Masonic School for Girls". Ele sentiu que as sobrinhas maçônicas deveriam receber este apoio adicional.

Em 1777, aos 49 anos de idade, Ruspini estava estabelecido o suficiente na sociedade e no movimento maçônico, sendo então um dos membros fundadores da Loja "Nine Muses", em Londres, que atraiu muitos membros italianos, o que indicava que Ruspini estava interessado e capaz de ajudar os compatriotas que haviam migrado da Itália. Em abril de 1789, a "Honorável Ordem da Cavalaria e Dignidade do Conde do Palácio Sagrado de Latrão" foi conferida a ele por Francisco, Duque de Sforza-Cesarini, trazendo consigo o título de Chevalier.

O mais curioso na vida maçônica de Ruspini, é que em 1759, ainda como candidato a ser iniciado, sua adesão foi reprovada na "Bear Lodge" de Londres. Três anos depois, porém, em 1762, foi aprovado e iniciado na Loja "Burning Bush", em Bristol, Inglaterra.

Fonte: Facebook_Curiosidades da Maçonaria

Nenhum comentário:

Postar um comentário