Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

sábado, 7 de dezembro de 2024

MAÇONS FAMOSOS


GOMES PEREIRA FREIRE DE ANDRADE E CASTRO (Viena, 1757 - Oeiras, Portugal, 1817). Militar e general austríaco que viveu em Portugal. Foi educado em Viena até 1780. Seu pai, António Ambrósio Pereira Freire de Andrade e Castro, foi um ótimo colaborador do marquês de Pombal na campanha contra a Companhia de Jesus, sendo o filho Gomes Freire enviado, então, para Portugal, para onde chegou com 24 anos de idade, em fevereiro de 1781, já com o grau de Cavaleiro da Ordem de Cristo. No fim da vida foi acusado de ser chefe do movimento contra a influência inglesa e o regime absolutista e terminou sendo executado.

Sobre sua carreira maçônica, não se sabe ao certo se foi iniciado na Loja vienense Zur gekrönten Hoffnung (À Esperança Coroada), a cujo quadro pertencia, juntamente com Wolfgang Amadeus Mozart, em 1790, ou se foi na Loja La Bienfaisance (A Benfasença), de Lyon, com o nome simbólico de Porset(?). Em Portugal, pertenceu à Loja Regeneração, da qual foi Venerável Mestre. Fez parte da Loja Militar Portuguesa Cavaleiros da Cruz, instalada em Grenoble, França, entre 1808 e 1813, e veio a ser o 5.º Grão-Mestre do Grande Oriente Lusitano, de 1815 ou 1816 a 1817, cargo que desempenhava ao ser preso e executado.

INICIAÇÃO MAÇÔNICA: Antes de 1785

Loja: ou em Viena (na Loja de Mozart) ou na Loja francesa La Bienfaisance, em Lyon.

Idade que foi iniciado: c.28 anos.

Faleceu aos 60 anos de idade, executado (enforcado).

Fonte: Facebook_Curiosidades Maçônicas

Nenhum comentário:

Postar um comentário