A BATERIA
Em linguagem maçônica, Bateria significa "aplauso" e "ordenamento"; os aplausos são feitos pelo bater das mãos; os que empunham malhetes aplaudem batendo-os no tampo do trono.
A bateria poder ser simples ou tríplice; ela é feita em diversas modalidades; bateria do grau, com tantos golpes quanto forem os anos dos graus; incessante, quando os golpes de malhete e palmas são contínuos; em caso de luto, a bateria é feita por leves golpes com a palma da mão direita sobre o antebraço esquerdo.
Ao abrirem-se os trabalhos da Loja. é feita a bateria e a exclamação; o som "abafado" de percussão destina-se a neutralizar os fluidos negativos existentes.
Usa-se, também, para interromper alguma discussão áspera e inconveniente; o Venerável Mestre ergue-se empunhando o malhete e diz: "pela ordem", determinando que todos se levantem e passa a comandar uma bateria ; depois, senta-se e reenceta os trabalhos interrompidos; a pausa tem o dom de "acalmar os excessos.
O ponto principal da bateria é o som específico que emite e que envolve a todos os presentes. A bateria é feita ao abrirem-se os trabalhos e no encerramento.
A forma compassada do bater das mãos cria um ambiente favorável percebido pelos presentes.
Breviário Maçônico / Rizzardo da Camino, - 6. Ed. – São Paulo. Madras, 2014, p. 69.
Nenhum comentário:
Postar um comentário