O dicionário esclarece que o Batismo é um sacramento da Igreja ou uma Iniciação religiosa ou ablução Maçonicamente, no entanto, é usado de forma equivocada, uma vez que diz respeito à cerimônia de adoção de Lowtons, ou seja, dos filhos de maçons que a Loja "adota" enquanto menores, na falta dos pais.
Trata-se de uma cerimônia comovente e paramaçônica; todos os maçons, não obrigatoriamente, podem levar seus filhos menores de 14 anos a essa cerimônia, onde é escolhido um padrinho, sendo porém a Loja responsável pelo amparo do menor até a sua maioridade - isso, como foi dito, em caso de faltarem os pais.
Esses adotados denominam-se Lowtons (pequenos lobos) e a Loja tem o hábito de reuni-los frequentemente, dando-lhes conselhos e mantendo um liame espiritual com os mesmos.
As festividades são organizadas pelas esposas dos maçons que, após a cerimônia de adoção, proporcionam uma cerimônia de recepção festiva com doces e refrigerantes.
Essas festividades ocorrem nos dias de São João, ou seja, a 24 de junho de cada ano. Algumas Lojas adotam meninas e rapazes; outras, somente rapazes.
Breviário Maçônico / Rizzardo da Camino, - 6. Ed. – São Paulo. Madras, 2014, p. 70.
Nenhum comentário:
Postar um comentário