Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

domingo, 11 de outubro de 2020

IRMÃO ADORMECIDO

IRMÃO ADORMECIDO
(republicação)

Em 29/03/2016 o Irmão adormecido Rogério Gomes de Oliveira, Irmão adormecido da Grande Loja, sem declinar o nome do Oriente e Estado da Federação, solicita a seguinte informação: rogergoliveira@gmail.com

Gostaria de fazer uma pergunta. Estou na condição de “Maçom Adormecido” e gostaria de saber se posso e/ou tenho direito de falar pessoalmente com o Grão-Mestre do meu estado. É devido à solicitação de ajuda, pois estou desempregado e gostaria muito de solicitar ajuda da Grande Loja Maçônica do meu estado. Qual o seu entendimento?

CONSIDERAÇÕES:

Bem, a sua condição de “adormecido” não o faz um “não iniciado”, portanto, mesmo adormecido, seremos sempre Irmãos. Sob essa óptica, não vejo nada que se oponha entre a vossa pessoa e a possibilidade de teres uma conversa com o Sereníssimo Irmão da Grande Loja. 

Penso que a prática da solidariedade maçônica não é restrita apenas aos maçons regulares, dado que antes de tudo, pratica-se a virtude entre os seres humanos. 

O que pensa o vosso Grão-Mestre nesse particular eu não posso adiantar, porém como maçom entendo que ele pode perfeitamente recebe-lo. 

No que concerne ao aspecto legal da burocracia maçônica da Obediência eu não poderia nada lhe adiantar, já que cada Obediência possui as suas qualificações exaradas dos seus diplomas legais. Entretanto, como princípio basilar da solidariedade maçônica, vejo que não existem óbices para vosso contato acompanhado da sua súplica, lembrando que estou aqui apenas colocando o meu parecer baseado no que me foi revelado na questão. 

Esse é o meu entendimento, mas não de caráter laudatório, senão um pensamento diante de uma situação. Espero sinceramente que consigas alcançar o vosso intento. Rogo ao Arquiteto Criador que essa situação seja apenas um episódio passageiro.

T.F.A. 
PEDRO JUK – jukirm@hotmail.com
Fonte: JB News – Informativo nr. 2.207– Florianópolis (SC) – segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário