Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

domingo, 12 de fevereiro de 2023

CARGOS EM LOJA

Ir∴ Alexandre Wermelinger Machado

Meus queridos Irmãos: Tenho hoje o dever de apresentar mais um trabalho, que tem como tema os Cargos em Loja, que a princípio me pareceu simples e prático, no entanto após algumas pesquisas pude perceber que não era tão simples assim, por que do mais ao menos elevado, cada Cargo tem a sua devida importância para a força e harmonia da Loja, sendo vital a dedicação para com a execução das funções relacionadas a cada um dos Cargos pelos Membros. 

Como Aprendiz, ainda muito bruto, Procurei usar o máximo de sensibilidade na interpretação do material disponível para pesquisa. 

Luzes 

Venerável 

Assim como o Sol nasce no Oriente para iniciar sua carreira e romper o dia, ali é colocado o Venerável Mestre para abrir a loja, dirigi-la e esclarecê-la com as luzes da sabedoria. 

Dentro da ritualística Maçônica, o Presidente tem o título de Venerável Mestre. 

Senta-se no Trono de Salomão, donde se conclui que deve usar de sabedoria, ao presidir os trabalhos e representar a Loja onde se faça necessário. 

Deve ainda, imbuir-se nos princípios de amor e fraternidade; deverá, além disso, ser conhecedor da simbologia do três Graus básicos, bem como dos Rituais, Regulamentos, Constituição e Regimento Interno; deverá torna-se um líder natural, onde o orgulho e a vaidade não tenha acolhida. 

1º Vigilante 

Assim como o Sol se oculta no Ocidente para terminar o dia, ali é colocado o Irmão Primeiro Vigilante para fechar a Loja, pagar os Obreiros e despedi-los contentes e satisfeitos. 

Senta-se na Coluna do Norte e tem a direção da mesma, deve manter a ordem e o silêncio em sua Coluna, instruir os Companheiros, propondo seu aumento de salário. 

Pede a palavra ao Venerável Mestre com um golpe de Malhete e a recebe de igual modo. 

Anuncia as ordens do Venerável Mestre e comunicar-lhe o que for anunciado pelo Segundo Vigilante ou outro Membro. 

2º Vigilante 

Tem assento ao meio dia, para observar o Sol no seu meridiano e chamar os Obreiros para o trabalho. 

Senta-se na Coluna do Sul e tem a direção da mesma, deve manter a ordem e o silêncio em sua Coluna, instruir os Aprendizes, propondo seu aumento de salário. 

Pede a palavra ao Venerável Mestre com um golpe de Malhete e a recebe de igual modo. 

Anuncia em sua Coluna, as ordens do Venerável Mestre, transmitida por intermédio do Primeiro Vigilante, comunicando a este o que for anunciado por outros Membros. 

Sendo os Vigilantes os guias dos Aprendizes e Companheiros, deverão conhecer a simbologia, filosofia instrumentos de trabalho do respectivo Grau; devem tratar a todos com educação e fraternidade, em especial aos Aprendizes e Companheiros, pois estes, por sua inexperiência e pequeno conhecimento dos princípios da Ordem, são mais suscetíveis a tornarem-se descontentes, o que poderá levar a um eventual afastamento dos mesmos. Na falta do Venerável Mestre, são seus substitutos, em ordem hierárquica o Primeiro Vigilante e o Segundo Vigilante. 

Dignidades 

Orador 

Oh! Quão bom e quão suave é que os Irmãos vivam em União! É como o óleo precioso sobre a cabeça, que desce sobre a barba, a barba de Arão, e que desce à orla de suas vestes; como o orvalho de Hermom, que desce sobre os montes de Sião; porque ali o Senhor ordena a benção e a vida para sempre. 

Tem assento no Oriente, e como Guarda da Lei é o responsável, ao se abrir os trabalhos da Loja, pela abertura do Livro da Lei para a leitura do Salmo 133, colocando após a leitura o Esquadro e o Compasso na posição do Grau; e ao se encerrar os Trabalhos da Loja, pelo fechamento do Livro da Lei. 

É dever, após a Palavra a Bem da Ordem em Geral e do Quadro em Particular, Reinando silêncio, receber a palavra do Venerável Mestre, fazer rápida analise dos trabalhos realizados, Saúda os Visitantes dando, então, a sessão como justa e perfeita, voltando a palavra para o Venerável Mestre; como Membro do Ministério Público compete: observar, promover e fiscalizar o rigoroso cumprimento das Leis Maçônicas e dos Rituais; cumprir e fazer cumprir os deveres e obrigações a que se comprometeram os Membros da Loja; conferir o Tronco de Beneficência, entregando a quem de direito. 

Secretário 

Irmão Secretário, dai-nos conta da Ata dos nossos últimos trabalhos. 

Senta-se no Oriente, e ao Secretário compete: Fazer toda a organização burocrática da Loja dependerá deste Oficial o maior ou menor detalhamento da história da Oficina, entre outras coisas. 

A escrituração de diversos livros, e o arquivamento correto e organizado da correspondência e demais documentos, caracterizando a qualidade administrativa deste Oficial. 

Além das responsabilidades citadas, o Secretário poderá, ainda, de acordo com o Regulamento Geral da Ordem: desempenhar o papel de escrivão em julgamentos levados a efeito na Loja, elaborando todo o processo para instrução do julgamento; compor a mesa eleitoral, por ocasião das eleições para as Grandes Dignidades ou Administração da Loja. 

Tenho certeza que o membro eleito para o cargo deverá ter características especiais, relacionadas com as responsabilidades exigidas pela execução de um grande numero de tarefas de caráter técnico e burocrático. 

Tesoureiro 

Venerável Mestre, o Tronco de Beneficência colheu a Medalha Cunhada de... 

Senta-se na Coluna do Norte, e ao Tesoureiro compete: arrecadar, guardar, aplicar e prestar contas e estas fases compõe a escrituração de livros e documentos que são atribuição deste Oficial. 

Todo assunto relacionado a metais é de sua responsabilidade. Deverá estar sempre em condições de informar o Venerável que é o responsável maior, e através do mesmo será a consulta respondida. 

Chanceler 

Há número regular para a abertura de nossos trabalhos? 

Senta-se na coluna do Sul, é o Chanceler o depositário do Timbre e do Selo da Loja, a ele compete: Timbrar e Selar os documentos da Oficina que devam ter estas marcas. Nas atividades diárias, o trabalho mais corrente é assegurar que todos os Irmãos presentes à reunião assinem o livro de presença para fins futuros de controle de freqüência, bem como expedir o certificado de presença aos Irmãos visitantes. Anunciar em todas as sessões ordinárias os aniversariantes em datas próximas, enviando-lhes em nome da Loja, os cumprimentos. 

Oficiais

Mestre de Cerimônias 

Irmão Mestre de Cerimônias, está a Loja devidamente composta? 

Ao Mestre de Cerimônias, como encarregado de todo o cerimonial da Loja, compete: Compor e organizar o Cortejo, no Átrio, para a entrada no Templo. 

Acompanhar o Orador portando seu Bastão na abertura do Livro da Lei, e em seguida expor o Painel do Grau; fazer circular o Saco de Proposta e Informação e apresenta-lo ao Venerável Mestre, deitando sobre a mesa as peças recebidas; recepcionar os visitantes; acompanhar os Membros que circulem no Templo, exceto os que fizerem por dever de Ofício; acompanhar o Orador no fechamento do Livro da Lei, e em seguida cobrir o Painel do Grau. 

Hospitaleiro 

Irmãos Primeiro e Segundo Vigilante, anunciai em vossas Colunas, assim como anuncio no Oriente, que vai circular o Tronco de Beneficência. Irmão Hospitaleiro cumpri o vosso dever.

Ao Hospitaleiro compete: fazer circular o Tronco de Beneficência; visitar os Obreiros e seus dependentes que estejam enfermos, dando conhecimento a Loja, de seu estado e propor, se for o caso, os auxílios que se fizerem necessários; presidir a Comissão de Beneficência; imbuir-se no objetivo de estar sempre a par quando for o caso, das situações que possam estar, de qualquer forma prejudicando os Irmãos do Quadro da Loja, e procurar a devida ajuda; questionar sempre o Irmão que faltar a seção sem a devida justificativa; e conferir o produto do Tronco de Beneficência e prestar esclarecimentos relacionados com suas atividades. 

Primeiro Diácono 


Senta-se à direita do Venerável e abaixo do sólido.

Ao Primeiro Diácono compete: Transmitir as ordens do Venerável Mestre ao Irmão Primeiro Vigilante e a todas as Dignidades e Oficiais presentes em Loja. 

Segundo Diácono 

Senta-se à direita do Irmão Primeiro Vigilante.

Ao Segundo Diácono compete: executar e transmitir as ordens do Venerável Mestre e zelar para que os Irmãos se conserve nas Colunas com respeito, disciplina e ordem. 

Cobridor Interno 

Irmão Cobridor, verificai se o Templo está coberto.

Ao Cobridor compete: Guardar a entrada do Templo zelando pela plena segurança dos trabalhos da Loja; não consentir a entrada e saída de Obreiros sem a devida autorização; verificar se os Obreiros que desejam entrar no Templo, após o início dos trabalhos, estão trajados regularmente e encaminhá-los. 

Conclusões

Irmãos, Outros Cargos ainda Completam o quadro da Loja, são esses os seguintes: 1º Esperto, 2º Esperto, Porta Bandeira, Porta Estandarte, Porta Espada, Cobridor Externo, Mestre de Harmonia, Arquiteto, Mestre de Banquete e Bibliotecário. No entanto sem querer diminuir a devida importância de cada um, mas sim com o objetivo de não estender ainda mais o meu trabalho, tendo em vista que em nossa Loja esses Cargos são preenchidos somente em sessões especiais, e sendo o Cobridor Externo a Cargo da administração do GOERJ, não os comentei. 

É claro que esse é um trabalho de pesquisa, que deve ser sucinto, não possibilitando a descrição completa de deveres e obrigações de cada Cargo, sendo assim aos Irmãos Aprendizes que queiram saber mais, a descrição completa encontra-se, no Regulamento Geral da Federação. E aos Mestres, peço tolerância com relação à interpretação de um Aprendiz que busca se polir. 

Que a Gloria do Grande Arquiteto do Universo, nos anime e nos sustente em todas as horas. 

Bibliografia: 

O Companheiro Maçom - Heitor Botelho 
Ritual 1º Grau – Aprendiz – Edição 2001 
Regulamento Geral da Federação – Edição 1999 

Rio de Janeiro, 28 de março de 2002. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário