Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

domingo, 26 de fevereiro de 2023

REAA - POSTURA NA CONDUÇÃO DA BOLSA PELO MESTRE DE CERIMÔNIAS E HOSPITALEIRO

Em 06.10.2022 o Respeitável Irmão Francisco Kennedy C. de Souza, Loja Estrela da Fronteira, 2024, REAA, GOB-MS, Oriente de Mundo Novo, Estado do Mato Grosso do Sul, apresenta a dúvida seguinte:

CONDUÇÃO DA BOLSA DE PROPOSTAS E INFORMAÇÕES

Novamente me dirijo aos teus conhecimentos para sanar uma dúvida. Estou ocupando o cargo de Mestre de Cerimônias e minha postura ao conduzir o Saco de PProp∴ e IInf∴, desde o momento em que me levanto até retornar a meu assento, faço a condução do mesmo portando com as duas mãos no lado esquerdo.

Entretanto, me informaram que quando me dirijo ao Altar do Venerável Mestre para ser conferido o seu conteúdo e que também após esse momento onde me dirijo a minha cadeira eu deveria portá-lo com apenas uma das mãos a minha frente ou a minha esquerda.

CONSIDERAÇÕES:

A condução das bolsas, tanto a de PProp∴ e IInf∴, assim como a do Tr∴ de Benef∴, é feita por cada titular com as duas mãos, trazendo-a aberta e colada junto ao quadril esquerdo. No momento da coleta o titular, com discrição, oferece a bolsa na forma de costume.

Portando a bolsa, andando ou parado, a atitude corporal do titular é sempre a mesma. Dispensa-se essa postura apenas quando os titulares, após terem cumprido cada qual a sua missão, estiverem retornando aos seus lugares. Nessa ocasião permite-se a condução normal do recipiente, podendo ser apenas com a mão direita.
A maneira de conduzir a bolsa junto ao quadril esquerdo vem das igrejas cristãs francesas do século XVII e XVIII, principalmente. Nelas havia um personagem denominado “esmoler ou hospitalário” que trazia consigo uma grande bolsa (saco) presa à tiracolo da direita para a esquerda. Ele se apresentava ao final das missas oferecendo a bolsa aos fiéis no intuito de colher donativos em dinheiro para serem destinados aos necessitados.

Logo, a Maçonaria Francesa, cumprindo a virtude teologal da caridade, instituiu em alguns dos seus ritos uma pequena bolsa para arrecadação de óbolos entre os seus membros. Assim, o Hospitaleiro, nome dado ao oficial coletor de óbolos, ao oferecer com discrição o recipiente seguro pelas duas mãos pelo seu lado esquerdo, de certa forma copiava o gestual do antigo esmoler que atuava nas portas das igrejas.

Na intenção de uniformizar os procedimentos, a mesma postura corporal utilizada pelo Hospitaleiro na coleta do óbolo, também seria adotada para o Mestre de Cerimônias quando no exercício de coletar propostas e informações dos obreiros.

É graças a isso que no REAA, rito de origem francesa, o Mestre de Cerimônias e o Hospitaleiro no exercício dos seus ofícios se portam dessa forma, parados ou andando, durante as respectivas coletas (imitam a velha bolsa à tiracolo).

Outras orientações a respeito podem ser encontradas no SOR - Sistema de Orientação Ritualística que é o mecanismo de orientação oficial do GOB implantado em 2019 pelo Decreto 1784/2019 do Grão-Mestre Geral.

T.F.A.
PEDRO JUK – SGOR/GOB
jukirm@hotmail.com
Fonte: http://pedro-juk.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário