Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2023

SESSÃO ORDINÁRIA DE INSTRUÇÃO (GOB)

Em 27.09.2022 o Respeitável Irmão Edson Evaristo Ribeiro, Loja Solidários da Liberdade, 2357, REAA, Oriente de Teixeiras, Estado de Minas Gerais, faz a pergunta seguinte:

SESSÃO ORDINÁRIA DE INSTRUÇÃO

Gostaria que você nos esclarecesse sobre as Sessões:

Conforme RGF - "Art. 108. As sessões das Lojas serão ordinárias, magnas ou extraordinárias conforme o rito que praticam. § 1º São sessões ordinárias as: I – regulares; II – de instruções; (...)."

1) Nos Rituais (Gr 1,2,3) constam o roteiro específico a seguir em uma Sessão Ordinária, acredito ser de Sessão Ordinária Regular. E como seria o roteiro de uma Sessão Ordinária de Instrução?

2) As Instruções que contam nos Rituais (Gr 1,.2,3) - REAA, GOB, são realizadas em Tempo de Estudos em uma Sessão Ordinária Regular ou Sessão Ordinária de Instrução?

CONSIDERAÇÃO:

No GOB orienta-se para tal o seguinte:

1. O Tempo de Estudos de uma sessão ordinária atende às instruções do grau. Daí as Instruções constantes do ritual podem ser desmembradas e aplicadas em mais de uma sessão, já que se recomenda no Tempo de Estudos não exceder o tempo de 15 minutos.

2. Uma sessão ordinária de instrução atende a instruções longas e debates a respeito. Essa sessão, convocada pelo Venerável Mestre com antecedência, dar-se-á com a abertura normal de uma sessão ordinária.

Feita a abertura ritualística, suprime-se a leitura de ata, expediente e propostas e Informações. Não há Ordem do Dia. O Venerável abre o Tempo de Estudos que poderá, nessa ocasião, exceder aos 15 minutos pelo tempo que se fizer necessário para as instruções.

Concluído os afins, faz-se circular o Tronco, seguido da Palavra sobre o Ato (Instrução) e por fim o encerramento ritualístico normal de uma sessão ordinária.

Sugere-se que seja lavrada uma ata sucinta e aprovada informalmente no final dessa mesma sessão. É bom que os trabalhos fiquem registrados para compor a história da Loja.

Esse é o roteiro recomendado.

T.F.A.
PEDRO JUK – SGOR/GOB
jukirm@hotmail.com
Fonte: http://pedro-juk.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário