Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

sábado, 18 de fevereiro de 2023

BADALADAS ARGENTINAS - TÍMPANOS

Em 21/09/2022 o Respeitável Irmão Fernando Luiz Koehler, Loja Plácido de Castro, REAA, GORGS (COMAB), Oriente de Santa Cruz do Sul, Estado do Rio Grande do Sul, apresenta a dúvida seguinte:

TÍMPANOS JUNTO ÀS LUZES DA LOJA

Tomei a liberdade de entrar em contato novamente via e-mail pra solicitar um apoio teu para um Trabalho de Pesquisa sobre um tema que vou te expor.

Como és um expert em assuntos maçônicos, me lembrei de ti para me auxiliar nessa tarefa, lógico se tiver disponibilidade.

É sobre os sinos ou tímpanos que ficam nas mesas das Luzes da Loja.

Não encontrei material de pesquisa sobre a utilização deles nas Sessões de uma Loja.

É válido que esses sinos tenham um som diferenciado na batida ou seja tons de Lá, Si, Sol? Lá na mesa do Venerável, Si na mesa do Primeiro Vigilante e Sol na mesa do Segundo Vigilante?

Ou tanto faz, desde que tenham um som característico por serem de bronze.

Não encontrei na internet fornecedores desses sinos. Tens alguma ideia onde eu poderia adquirir esses sinos?

O mais importante ao meu ver é o significado desses sinos em uma Sessão Maçônica. Tem algo de místico no soar dessas batidas?

Até porque as batidas são diferenciadas dependendo do grau em que está a Sessão.

O meu interesse nessa matéria é que tive um interesse pessoal em fazer uma Instrução a respeito.

Temos muitos símbolos e alegorias no Templo Maçônico e os sinos são uma delas.

Caso tu possas me ajudar no sentido de encontrar as explicações sobre esse símbolo te agradeço muito.

CONSIDERAÇÕES:

De pronto eu acredito que há um equívoco se o ritual for do REAA, pois nele originalmente nunca existiram tímpanos, badaladas argentinas e outros afins do gênero, muito menos essa de ter que soar em determinadas notas musicais.

Badaladas argentinas de fato ocorrem no Rito Adonhiramita. Nele existe sobre a mesa do 2º Vigilante uma peça metálica em forma de sino para ser percutida na abertura e encerramento dos trabalhos. Sua finalidade, no Rito Adonhiramita, é para anunciar a hora simbólica do meio-dia e a da meia-noite na liturgia maçônica do rito.

Cabe esclarecer que nesse caso o adjetivo “argentina” é relacionado ao elemento prata (Ag); argênteo. No contexto maçônico relata som de timbre fino como o da prata.

Agora no REAA, e ainda distribuídas junto às Luzes da Loja? Posso lhe garantir isso nada mais é do que pura invenção, e como invenção não há para ela explicação. Creio que quem criou essa anomalia e inseriu em alguns rituais do REAA seja a pessoa indicada para apresentar uma explicação convincente a respeito.

Assim, lamentavelmente não tenho como ajudá-lo, pois qualquer comentário meu a respeito no REAA seria meramente uma falácia. Perdoe-me pela sinceridade.

T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: http://pedro-juk.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário