Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2023

PRELEÇÃO NO ÁTRIO - COSTUMES ESTRANHOS AO RITO E AO RITUAL

Em 27.09.2022 o Respeitável Irmão Ildeu Silvério Borges, Loja Acácia Brasiliense, 3791, GOB-DF, Oriente de Brasília, Distrito Federal, faz a seguinte pergunta:

PRELEÇÃO NO ÁTRIO

Preleção no átrio na formação do cortejo. O irmão tem algum trabalho sobre esse costume? Estou batalhando em minha loja para que nós deixemos de praticar, deixando a invocação para ser feita pelo Venerável, na hora própria prevista no ritual do REAA. Nossa Loja veio para o GOB oriunda das Grandes Lojas que adotam esse procedimento.

Se o irmão tiver o trabalho, por favor, me passe, se não, gostaria de ouvi-lo sobre o tema.

CONSIDERAÇÕES:

Nada existe no ritual em vigência que indique qualquer preleção no átrio antes do ingresso do préstito no Templo.

Nesse sentido, o Ritual de Aprendiz do REAA do GOB é bem claro ao mencionar que formado o préstito, o Mestre de Cerimônias simplesmente deve dirigir o ingresso dos Irmãos. Não há preleção, oração, minuto de silêncio, ambiente em penumbra, etc., nessa ocasião. Reitera-se, nada disso consta no ritual.

 Além do ritual, também consta no SOR – Sistema de Orientação Ritualística, mecanismo oficial do GOB, item 32, dele a letra “C”, o seguinte em destaque:

“Não se faz no Átrio nenhuma prece, invocação ou outras práticas do gênero. Apenas silenciosamente todos ingressam no Templo”.

Ao que parece, a clareza do texto acima não deixa dúvidas, demonstrando que simplesmente todos ingressam em silêncio e nada mais.

Dito isso, o Orador da Loja precisa explicar que os costumes ritualísticos trazidos de outra Obediência não cabem nos rituais do GOB. A lei é seguir o ritual do GOB e o seu Sistema de Orientação Ritualística oficial.

A não observação dessa regra expõe a Loja à prática de um delito maçônico. Atender os regulamentos da Obediência é obrigação prestada mediante juramento.

Assim, não há o porque de se inserir práticas estranhas aos rituais do GOB. Não é uma questão de hábito, mas de atender a legislação da Obediência.

T.F.A.
PEDRO JUK
Secretário Geral de Orientação Ritualística do GOB
jukirm@hotmail.com
Fonte: http://pedro-juk.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário