Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

quinta-feira, 16 de maio de 2019

COBRIDOR EXTERNO

Em 18/12/2018 o Respeitável Irmão Flávio Augusto Batistela, Venerável Mestre da Loja Solidariedade e Firmeza, 3.052, REAA, GOB-SP, Oriente de Dracena, Estado de São Paulo, apresenta a seguinte questão:

COBRIDOR EXTERNO

Meu irmão, como deve se comportar o Cobridor Externo. O ritual do GOB orienta que após a abertura da Loja, o mesmo deve entrar e ocupar o seu lugar, no lado esquerdo da porta de entrada, do ponto de vista de quem olha de fora para o Oriente. Após ele entrar, só sai para o encerramento da Loja?

Porém, vejo em Lojas da GLESP, que quando algum irmão vai sair do templo por algum motivo, o Cobridor Interno abre a porta, o Cobridor Externo sai, fica lá fora, até que o irmão que precisou sair do templo retorne. Como deve ser o comportamento do Cobridor Externo nesse sentido?

CONSIDERAÇÕES:

Independente de quem esteja certo ou errado, o Obreiro do GOB em Loja do GOB segue inquestionavelmente o que está previsto no ritual em vigência. 

No caso do REAA, no ritual do GOB o Cobridor Externo permanece no átrio até o momento previsto, depois e ele ingressa e permanece no seu lugar. 

Não há para ele nenhum ofício a exemplo do de acompanhar Obreiro que deixa o Templo para posterior retorno.

À bem da verdade, no rigor da ritualística, o Cobridor Externo deveria simplesmente permanecer no Átrio durante toda a sessão, cabendo a ele afastar os não iniciados das proximidades ou mesmo aqueles Irmãos que porventura não tenham qualidade suficiente para ingressar.

Se esse costume fosse seguido, certamente não haveria mais as desnecessárias batucadas na porta do Templo dadas por aqueles que chegam atrasados à Sessão, pois o Cobridor Externo estaria ali para manter a ordem.

Como bem define o nome do seu cargo, ele é o Cobridor Externo, ou seja, aquele que cobre externamente os trabalhos. 

Assim, me parece que não faz muito sentido ele, a partir de um determinado momento ingressar no Templo e ali permanecer até o final. 

No entanto, é assim que o Ritual do REAA do GOB prevê para esse oficial.

T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: pedro-juk.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário