Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

terça-feira, 7 de maio de 2019

POSIÇÃO DO PAINEL DO GRAU

POSIÇÃO DO PAINEL DO GRAU 
(republicação)

Em 08.08.2014 o Respeitável Irmão Umberto Braccini, Loja Luz e Verdade, GORGS (COMAB), sem declinar o nome do Rito, Oriente de Alegrete, Estado do Rio Grande do Sul, apresenta a seguinte questão:
ubraccini@icloud.comosvaldo.umberto@equipe.libbs.com.br

Caríssimo Ir. Pedro, saudações fraternas.

Tenho acompanhado sua coluna no JB News, e resolvi apelar para seu conhecimento acerca de um fato que notei durante a visita em uma Loja da Potência da GL. Notei que o Painel do Grau, estava voltado para o Oriente, perguntei então a um Irmão do quadro da Loja o porquê, visto que, era a primeira vez que me deparava com o fato, e ele não soube responder, limitou-se a dizer que na Loja deles sempre o Painel foi colocado assim. Então gostaria de saber qual a forma correta da posição do painel, de frente para o Oriente ou para a entrada do Templo? Desde já agradeço sua atenção, um fraterno abraço.

Considerações:

É sempre assim meu Irmão. Quando pedimos explicação, geralmente ouvimos o manjado argumento: “na minha Loja sempre foi assim”. Ou ainda aquela mais famosa: “isso é tradição na minha Loja”. Ora, se não se consegue uma explicação plausível é porque esse é mais um mero procedimento inventivo, provavelmente fruto dos cultivadores do “achismo”.

O Painel da Loja, que no caso do Rito Escocês Antigo e Aceito tradicionalmente fica no centro do Ocidente, é um móvel alegórico oriundo dos antigos tapetes que eram colocados no centro do recinto (o Rito Schroeder ainda mantém essa tradição). 

Assim, o Painel de acordo com o Grau simbólico é sempre de costas para o Oriente, por consequência de frente para o Ocidente e sobre o eixo longitudinal (equador) da Oficina. Assim, a Marcha do Grau quando executada é perpetrada entre a porta do Templo e a frente do Painel, nunca nas suas costas. 

Ainda, o Painel da Loja ao centro do Ocidente, além do seu importante e imprescindível conteúdo simbólico ele é também um elemento balizador da circulação em Loja aberta, já que em torno dele perambula-se no sentido horário em alusão à marcha diária do Sol, procedimento esse restrito ao Ocidente no Rito mencionado (REAA). 

É oportuno salientar ainda que existe outra anomalia que ocorre por determinação de alguns rituais brasileiros. Alguns destes exaram equivocadamente a colocação do Altar dos Juramentos no centro do Ocidente, cujo lugar genuíno deveria ser no Oriente e, ainda por cima posicionam nessa situação enganada, o Painel da Loja entre o Altar mal situado e a entrada do Oriente. 

Trocando em miúdos, assegura-se aqui um duplo equívoco, ou seja: Altar no centro do Ocidente (deveria estar no Oriente) e o Painel da Loja deslocado quando deveria estar no centro. 

Para piorar ainda mais a situação, alguns rituais também apregoam a colocação de mais um Painel, porém agora no Oriente dando-lhe o nome de Painel Alegórico, cujo conteúdo dessa peça alienígena no Rito Escocês é oriundo do simbolismo da Tábua de Delinear do Craft inglês e por extensão do Craft norte-americano. 

Note a progressão do erro quando, no verdadeiro lugar do Altar dos Juramentos (Oriente), não deveria existir o tal do Painel Alegórico, elemento copiado de outra vertente maçônica. 

Em resumo, apenas nesse particular, três equívocos são consignados: primeiro - Altar dos Juramentos no lugar errado; segundo - o Painel da Loja deslocado; terceiro - para engrossar ainda mais o caldo, aparece às vezes um Painel dito alegórico. Agora só faltava mesmo para completar esse angu de caroço, aparecer o Painel da Loja virado de frente para o Oriente. 

Concluindo. O Painel da Loja (corretamente situado no centro do Ocidente) estará sempre, quando exposto, voltado de frente para o Ocidente – posição análoga ao Retábulo do Oriente que é a parede oriental, imediatamente situada atrás do lugar do Venerável Mestre, onde ficam situados o Delta Radiante, o Sol e a Lua. 

Maior esclarecimento a respeito eu recomendo o livro: “Exegese Simbólica para Aprendiz Maçom – Tomo I” – Pedro Juk, Editora Maçônica A Trolha, Londrina, Pr. www.atrolha.com.br

T.F.A. 
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: JB News – Informativo nr. 1.558 Florianópolis (SC) – sábado, 20 de dezembro de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário