Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

sábado, 25 de maio de 2019

APRESENTAÇÃO ENTRE COLUNAS

Em 02/01/2019 um Respeitável Irmão praticante do REAA do GOB-SC, Oriente de Brusque, Estado de Santa Catarina, solicita esclarecimento para o que segue:

APRESENTAÇÃO ENTRE COLUNAS

No Tempo de Estudos na Sessão de Aprendiz o Irmão Aprendiz é obrigado a ler o Trabalho entre Colunas ou pode ler do lugar onde tem assento? 

Pode o Venerável passar a Palavra para as colunas para os Comentários do Trabalho mesmo após ser lido entre Colunas ou só pode ter comentários se ler de outro local na Loja? Desde já muito obrigado.

CONSIDERAÇÕES:

Não existe nenhuma obrigatoriedade para que o Aprendiz apresente a sua Peça de Arquitetura entre Colunas no REAA. Ele pode perfeitamente apresenta-la do seu lugar. Fazer a apresentação entre Colunas, ou no seu lugar na Coluna é opção da Loja. Reitero, não existe obrigatoriedade, pois o que vale é o conteúdo e a apresentação do trabalho. Particularmente penso que o mais prático mesmo é do seu lugar em Loja, já que entre Colunas haveria ainda a necessidade do obreiro ser conduzido pelo Mestre de Cerimônias.

Se a Peça de Arquitetura for para aumento de salário, entre Colunas ou na sua Coluna, a apresentação deverá seguir os trâmites previstos no Art. 35, § 1º do RGF, lembrando que nesse caso o resultado da apresentação passará por votação e, em assim sendo, ele será apresentado na Ordem do Dia. Apresentado o texto, em seguida o Templo será coberto ao Aprendiz devida a transformação da Loja para o Grau de Companheiro onde os Irmãos poderão se manifestar a respeito e por fim votar o aumento de salário.

Se a Peça de Arquitetura não tiver essa finalidade, ela então pode ser apresentada no Tempo de Estudos e, havendo tempo disponível, o Venerável, independente do lugar de onde ela fora apresentada, poderá permitir arguições e comentários a respeito, porém nesse caso, seguindo o giro da palavra.

Se a Peça de Arquitetura merecer um debate mais amplo o Venerável poderá abrir uma Sessão de Instrução prevista no Art. 108, § 1º, II do RGF.

Por fim, se uma Peça de Arquitetura tiver sido apresentada entre Colunas, nada impede que depois da sua apresentação hajam comentários e arguições. Não existe nenhum significado especial por se falar ou ter falado entre Colunas. 

T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: pedro-juk.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário