Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

quinta-feira, 4 de julho de 2019

A ESTRELA FLAMÍGERA

A ESTRELA FLAMÍGERA
Ir∴ Nêodo Ambrósio de Castro
Loja Maçônica Seareiros da Paz nº 211
Oriente de Muriaé MG

É o terceiro ornamento da Loja e sua colocação tem sido objeto de discussões, pois seu lugar será de destaque e no centro da Abobada Celeste, tanto por ser o lugar próprio para uma estrela, como porque simboliza a Divindade.

Porém, nas Lojas a vemos colocada ou sobre o dossel do Venerável, ou sobre a porta de entrada, portanto ou no Oriente ou no Ocidente e também sobre o altar do 2º Vigilante.

Contudo a posição material não acarreta muita dificuldade. O seu nome a define como uma estrela flamante, cujos raios são ondulantes.

Não é a única estrela existente dentro de uma Loja. Além das constelações que formam os signos do Zodíaco, encontramos três estrelas: uma de cinco pontas outra de seis e a terceira de sete pontas.

A Estrela Flamígera possui cinco pontas e usualmente é feita de cristal iluminada por dentro com luz artificial. Segundo o autor “Assis Carvalho” em seu livro Companheiro Maçom, a Estrela Flamígera pode ter cinco ou seis pontas, sendo que a pentagonal está presente na maioria dos Ritos e a hexagonal (de seis pontas) está presente no Rito de York. 

Embora tendo, os judeus, sido expulsos da Inglaterra em 1.290, a influência de sua cultura e religião permaneceram vivas na Maçonaria, daí o fato de a estrela Hexagonal, a de Davi, aparecer na maioria dos Painéis até 1.740. Dessa época para cá começaram a aparecer a Estrela de cinco pontas onde antes apareciam a de seis. 

Como reflexo no piso coloca-se uma réplica, mas móvel. No centro grava-se a letra "G " que significa o grande Geômetra. Outros colocam a letra "J " que significa Jeová. Também a letra "G " pode ser substituída por uma Cobra que se morde a própria cauda, simbolizando a inteligência suprema e eterna. A evolução da cobra, deu margem a letra "G ".

A imaginação criou várias formas de Estrela Flamígera chegando a torná-la como que um candelabro contendo luzes que acendem, alimentadas a óleo. O candelabro sobe e desce por uma roldana.

Em algumas Lojas a estrela é de ouro com pontas alongadas e retorcidas imitando raios flamígeros.  Ela pode simbolizar o próprio Sol ou o Fogo Sagrado, como reflexo da Luz de Deus.

Estrela Flamígera, astro central da Loja de Companheiro não é poder iluminatório igual ao do Sol. Sua luz é suave, não tem irradiações resplandecentes e é facilmente suportada. É chamada também a Estrela de Davi, quando de seis pontas ou estrela de Pitágoras quando de cinco pontas .

É um emblema da unidade do Espirito com a matéria de Deus manifestado em seu Universo.

A estrela de cinco pontas coloca-se no Oriente, na parede acima do dossel do Venerável sendo a Estrela do Oriente ou a estrela da iniciação. É a que simbolizou o nascimento de Jesus.

É o símbolo do homem perfeito, da harmonização plena entre Filho e Pai; o homem em seus cinco aspectos: físico, emocional, mental, intuitivo e espiritual. Totalmente realizado e uno com o Grande Arquiteto do Universo. É o homem de braços e pernas abertas, mas sem virilidade, porque dominou a paixão.

As estrelas são construídas usando-se o Compasso, Esquadro e Régua e são resultado de um longo aprendizado de sete anos, destinado aos aprendizes maçônicos.

Fontes de Consulta:
Introdução à Maçonaria de Rizzardo Da Camino
Companheiro Maçom de Assis Carvalho
Os Painéis da Loja de Aprendiz de Rizzardo Da Camino

Nenhum comentário:

Postar um comentário