Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

terça-feira, 16 de julho de 2019

PORTA-ESPADA PRECISA SER MESTRE INSTALADO?

Em 19/03/2019 o Respeitável Irmão Alveriano de Santana Dias, Loja Pedro Tomáz de Medeiros, Nº 07, REAA, GLMEPB, Oriente de Picuí, Estado da Paraíba, apresenta a questão que segue:

OCUPAÇÃO DO CARGO DO PORTA-ESPADA

Faço-lhe uma pergunta com relação a ocupação do cargo de Porta-espada. Pergunto-lhe: esse cargo é privativo de um Past Venerável Mestre?

Faço-lhe essa pergunta por que tenho verificado que as Lojas da minha jurisdição têm agido dessa forma. Uma das justificativas é que para empunhar a Espada Flamejante é necessário que o Mestre seja o Venerável ou Past Venerável. Só nessa condição é que eles podem empunhá-la, inclusive, sem as luvas.

Tenho observado, ainda, que quando um Mestre está ocupando o cargo de Porta-Espada e ele não foi venerável, ele a empunha com as luvas.

O que você tem para esclarecer sobre esse assunto?

CONSIDERAÇÕES:

A questão de se empunhar a Espada Flamejante calçando luvas nada mais é do que pura invenção. Se isso estiver no Ritual é produto de imaginação. No REAA só empunha a Espada Flamejante o Mestre Maçom que tenha sido instalado (empossado) na cadeira do dirigente de uma Loja – com luvas ou sem luvas.

Dado a isso é que o Porta-Espada para conduzi-la deve fazê-lo de tal modo que a mesma esteja deitada sobre uma almofada ou dentro um escrínio. Por essa particularidade, ao conduzi-la, ele “não toca” na Espada, portanto, como condutor também não precisa ser um Mestre Maçom Instalado.

No REAA, tradicionalmente a Espada Flamejante é utilizada apenas na sagração de Candidato ou de Maçons nas cerimônias e Iniciação, Elevação e Exaltação respectivamente. 

Criada com essa única finalidade litúrgica, definiu-se que só empunha a Espada Flamejante aquele que é, ou tenha sido um dia eleito Venerável de uma Loja. Nesse sentido, quando ele é empossado também recebe a Espada Flamejante como um dos seus objetos do seu ofício.

No sentido lato da tradição do simbolismo no REAA, a Espada Flamejante é a única espada empunhada com a mão esquerda pelo titular, já que quando da sua utilização no ofício da consagração, obrigatoriamente o Venerável traz na sua mão direita o malhete. No REAA∴, a espada, não sendo a Flamejante, é sempre empunhada com a mão direita.

Como a Espada Flamejante simbolicamente representa uma chama, ou um raio, ela não pode ser “embainhada”, sendo, portanto, conduzida sobre, ou dentro de um artefato, o que faz com que o Oficial encarregado de a transportar o faça sem nela tocar. Com isso, reitero, o Porta-Espada não precisa usar luvas (sic) e nem ser propriamente uma Maçom que já tenha sido eleito um dia para o veneralato de uma Loja.

T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: pedro-juk.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário